A utilização de recursos audiovisuais na sala de aula enriquece o processo de ensino e aprendizagem, uma vez que eles englobam aspectos históricos, políticos, geográficos, econômicos, sociológicos, literários, dentre outros, imprescindíveis para a leitura crítica do mundo. É inegável o papel desempenhado pelo cinema, pela televisão e demais suportes audiovisuais na vida das pessoas, promovendo lazer e entretenimento, influenciando gostos e atitudes culturais, encurtando distâncias, gerando debates e polêmicas, disseminando informações, propagando conhecimento. A importância deles está também presente no interior das organizações e empresas, tendo em vista a estreita relação que envolve o trinômio produção, consumo e lucro. Sendo assim, filmes, documentários, entrevistas, reportagens, palestras e demais representações artísticas abordam temas relevantes, como a evolução do conhecimento e da ciência; a questão agrária e os conflitos envolvendo atores sociais; a problemática urbana em suas múltiplas facetas; a dinâmica dos movimentos migratórios no passado e na contemporaneidade; a utilização desenfreada dos recursos naturais do planeta e seus impactos; a disputa pelos territórios coloniais e pós-coloniais; a história operária e as questões do mundo da tecnologia e do trabalho; as relações entre poder e Estado, incluindo os Estados de Exceção; a literatura como representação do meio social; os aspectos do cotidiano e as relações comportamentais familiares; as múltiplas experiências educacionais, dentre outros assuntos. O objetivo deste trabalho é promover uma discussão sobre como subsidiar o trabalho de profissionais das mais diversas áreas do saber, tornando as aulas mais atrativas e dinâmicas a partir da utilização de produções audiovisuais, na tentativa de contribuir para o debate sobre a erradicação das desigualdades e as consequentes opressões que lhes são resultantes. Assim, os sujeitos podem lutar pela justiça social, ter direito à educação de qualidade, respeitar o meio ambiente, a diversidade e promover a paz através do pensamento crítico e do diálogo.