Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO POLICIAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ENTREVISTA INVESTIGATIVA DE FORMA ONLINE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente estudo retrata a experiência vivenciada por instrutores da Polícia Civil de Goiás (PCGO) no projeto de treinamento de professores e supervisores em entrevista investigativa (CPS) ministrado pela fundação IMED/COGJUS. As técnicas de coleta de informações vem sendo desenvolvidas há décadas em outros países. No Brasil, atualmente, as escolas policiais estão se adequando ao modelo de ensino de entrevista e implementação do treinamento, sendo que em Goiás esse conteúdo consta na ementa do curso de formação. O objetivo desse trabalho é realizar um relato de experiência sobre o treinamento (CPS) de forma online, bem como propor reflexões e ideias que facilitem a implantação de métodos de ensino-aprendizagem para a polícia civil do Brasil. O projeto foi desenvolvido com policiais, de forma online, através da plataforma zoom, pelo período de oito meses, em 2022. Durante esse período, os alunos passaram por vários processos de ensino-aprendizagem, como: aula teórica, discussões em grupo, sala de aula invertida, análise de vídeos, questionários, criação de checklist sobre as etapas da entrevista, realização de resumos de artigos e capítulos de livros, simulação realística de entrevista de forma online. Todo esse processo foi realizado com supervisão de dois pesquisadores especialistas da área. Portanto, pode-se concluir que a aplicação de treinamento online em entrevista investigativa e o uso de metodologias ativas para policiais apresentaram resultados classificados como positivos. Por conseguinte, houve uma efetiva contribuição para o desenvolvimento da atividade na prática em delegacias, bem como uma alteração do senso crítico e uma mudança na forma de ensino para academias policiais de alguns estados brasileiros. Além disso, permitiu-se por meio das situações didáticas evidenciar que é possível o ensino de forma online, não sendo dispensado o treinamento de forma presencial.

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