EDUCAÇÃO DO CAMPO: DIÁLOGO ENTRE A FORMAÇÃO DOCENTE E A EDUCAÇÃO BÁSICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109197 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 472 "inscrito_id" => 6652 "titulo" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO: DIÁLOGO ENTRE A FORMAÇÃO DOCENTE E A EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Este artigo se origina a partir de uma pesquisa qualitativa de mapeamento teórico realizado na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, no período de 2013 a 2022. Neste mapeamento, utilizou-se as etapas de identificação, classificação/organização e análise. Na primeira etapa, foram utilizadas as palavras-chave Formação de Professores; Educação Básica; e Educação do Campo, sendo considerado o tipo de documento dissertação e tese. Após, empregou-se critérios de exclusão, obtendo-se 35 dissertações e 19 teses. Na segunda etapa, essas produções foram organizadas em 4 categorias, que são: Diálogo da Educação do Campo com as Ciências; Análise de propostas curriculares nas escolas do campo; Desafios das Políticas Públicas na formação de professores do campo e Necessidades formativas dos professores. Diante disso, a terceira e última etapa apresenta um recorte que analisa as 21 produções que compõem a categoria Diálogo da Educação do Campo com as Ciências. Logo, o objetivo deste artigo é compreender como a formação docente, atrelada à Educação do Campo, tem sido abordada na educação básica. Como resultado, observa-se que as produções abordam questões relacionadas à formação e atuação de professores nas escolas do campo, com um enfoque específico nas disciplinas relacionadas às Ciências, como Geografia e Matemática. Os estudos selecionados buscam entender as necessidades formativas dos professores que atuam nesse contexto, bem como os desafios e potencialidades dessa forma de educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6652_TB472_10062024183555.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA CARDOSO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "RENATA" "autor_email" => "renatacardosodossantos10@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109197 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 472 "inscrito_id" => 6652 "titulo" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO: DIÁLOGO ENTRE A FORMAÇÃO DOCENTE E A EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Este artigo se origina a partir de uma pesquisa qualitativa de mapeamento teórico realizado na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, no período de 2013 a 2022. Neste mapeamento, utilizou-se as etapas de identificação, classificação/organização e análise. Na primeira etapa, foram utilizadas as palavras-chave Formação de Professores; Educação Básica; e Educação do Campo, sendo considerado o tipo de documento dissertação e tese. Após, empregou-se critérios de exclusão, obtendo-se 35 dissertações e 19 teses. Na segunda etapa, essas produções foram organizadas em 4 categorias, que são: Diálogo da Educação do Campo com as Ciências; Análise de propostas curriculares nas escolas do campo; Desafios das Políticas Públicas na formação de professores do campo e Necessidades formativas dos professores. Diante disso, a terceira e última etapa apresenta um recorte que analisa as 21 produções que compõem a categoria Diálogo da Educação do Campo com as Ciências. Logo, o objetivo deste artigo é compreender como a formação docente, atrelada à Educação do Campo, tem sido abordada na educação básica. Como resultado, observa-se que as produções abordam questões relacionadas à formação e atuação de professores nas escolas do campo, com um enfoque específico nas disciplinas relacionadas às Ciências, como Geografia e Matemática. Os estudos selecionados buscam entender as necessidades formativas dos professores que atuam nesse contexto, bem como os desafios e potencialidades dessa forma de educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6652_TB472_10062024183555.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA CARDOSO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "RENATA" "autor_email" => "renatacardosodossantos10@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }