Este artigo se origina a partir de uma pesquisa qualitativa de mapeamento teórico realizado na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, no período de 2013 a 2022. Neste mapeamento, utilizou-se as etapas de identificação, classificação/organização e análise. Na primeira etapa, foram utilizadas as palavras-chave Formação de Professores; Educação Básica; e Educação do Campo, sendo considerado o tipo de documento dissertação e tese. Após, empregou-se critérios de exclusão, obtendo-se 35 dissertações e 19 teses. Na segunda etapa, essas produções foram organizadas em 4 categorias, que são: Diálogo da Educação do Campo com as Ciências; Análise de propostas curriculares nas escolas do campo; Desafios das Políticas Públicas na formação de professores do campo e Necessidades formativas dos professores. Diante disso, a terceira e última etapa apresenta um recorte que analisa as 21 produções que compõem a categoria Diálogo da Educação do Campo com as Ciências. Logo, o objetivo deste artigo é compreender como a formação docente, atrelada à Educação do Campo, tem sido abordada na educação básica. Como resultado, observa-se que as produções abordam questões relacionadas à formação e atuação de professores nas escolas do campo, com um enfoque específico nas disciplinas relacionadas às Ciências, como Geografia e Matemática. Os estudos selecionados buscam entender as necessidades formativas dos professores que atuam nesse contexto, bem como os desafios e potencialidades dessa forma de educação.