O artigo traz a proposta de explorar as conexões que permitam a convergência e/ou divergência entre as teorias de Vygotski e Intermediação Tecnológica, destacando suas perspectivas e desafios no contexto do Itinerário Formativo Iniciação Científica na Educação Básica. Através de uma revisão da literatura, investigamos como os conceitos vygotskianos, como a zona de desenvolvimento proximal e mediação semiótica, dialogam com a Intermediação Tecnológica nos processos de absorção de informações e as conexões formadas durante a aprendizagem e a consolidação do conhecimento científico, promovendo interações sociais e ampliando o acesso ao conhecimento. A metodologia adotada envolve revisão bibliográfica e análise crítica de estudos empíricos e teóricos que investigam as relações entre as teorias de Vygotski e a Intermediação Tecnológica, sob a luz da pesquisa-formação. Os resultados indicam uma convergência significativa entre esses campos, sugerindo que a tecnologia pode potencializar a mediação social e cultural proposta por Vygotski. No entanto, também são identificados desafios, como a necessidade de integração efetiva da tecnologia no currículo educacional e a garantia de que ela seja utilizada de maneira a promover o desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos alunos. Conclui-se destacando a importância de uma abordagem crítica e reflexiva na aplicação das teorias de Vygotski em conjunto com a Intermediação Tecnológica na prática pedagógica, visando uma educação mais inclusiva, colaborativa e centrada no aluno.