As políticas de formação de professores fomentam a permanente (re)elaboração dos saberes docentes. Nessa direção, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Campus Jaguaribe teve como uma de suas ações extensionistas a oferta de cursos de formação continuada de professores na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Movida pela questão: em que medida os professores têm tido a possibilidade de compreender os pressupostos pedagógicos definidos pela BNCC? A presente pesquisa teve como objetivo central o de avaliar a formação continuada de professores na perspectiva da BNCC ofertada como cursos de extensão do IFCE – Campus Jaguaribe. Para tanto, o percurso metodológico orientou-se pela abordagem qualitativa, por meio de pesquisa documental. Analisou-se os planos de aulas propostos nos cronogramas estruturados dos cursos de extensão, identificando como categorias analíticas os pressupostos pedagógicos da BNCC: educação integral e desenvolvimento de competências e habilidades. Os resultados evidenciaram o trabalho com a estrutura e organização da BNCC, bem como a materialização em situações didático-pedagógicas. Sabe-se, portanto, da importância da formação docente diante da perspectiva da BNCC; que se revela para além de alteração de nomenclaturas, antes reafirma a necessária postura consciente para atuação na e para uma sociedade mais justa e democrática.