Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SABERES DOCENTES E TRABALHO COM PROJETOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: O CASO FATEC STARS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação profissional e tecnológica
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112518
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5182
    "inscrito_id" => 14583
    "titulo" => "SABERES DOCENTES E TRABALHO COM PROJETOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: O CASO FATEC STARS"
    "resumo" => "O objetivo desta pesquisa é analisar um evento enquanto trabalho final da disciplina Projeto Integrador, componente curricular interdisciplinar de um curso superior de tecnologia de uma instituição pública do Estado de São Paulo. O estudo terá como base teórica as discussões a respeito da educação profissional (Vieira;Junior, 2016), dos saberes docentes (Tardif, 2014), de metodologias ativas (Ribeiro, 2005) e trabalhos baseados em projetos (Hernandez;Ventura, 1998). Trata-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa e exploratória, com observação participante não-sistemática. O caso em questão é o evento Fatec Stars, um show de talentos organizado por uma turma de estudantes, envolvendo a apresentação de performances culturais de discentes e docentes de toda a unidade escolar, realizado em duas edições, em 2022 e 2024, pela mesma turma do curso superior, orientado por dois docentes diferentes. O trabalho por projetos faz parte da cultura pedagógica da faculdade, tantos para docentes, como discentes, pois, como dito, a disciplina projeto integrador compõe a base curricular do curso analisado e está presente em todos os semestres. Assim, como em qualquer âmbito educacional, desafios são impostos ao planejamento e execução de projetos, sobretudo os interdisciplinares. Desta forma, elencamos os principais resultados da observação da seguinte forma, para os discentes: (a) é possível conectar o aprendizado às práticas do mercado profissional; (b) há uma visão holística e integrada do conhecimento; (d) colaboração entre estudantes, divididos em diferentes setores. Para docentes, há ainda certa dificuldade no entendimento do que realmente significa, do ponto de vista pedagógico, trabalhar com projetos. De modo que é preciso investir e fomentar a formação continuada do docente para saber orientar projetos integradores como o analisado, sobretudo em educação profissional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID14583_TB5182_23052024154731.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA CASTILHO SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDACASTILH"
    "autor_email" => "fernandacasty@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112518
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5182
    "inscrito_id" => 14583
    "titulo" => "SABERES DOCENTES E TRABALHO COM PROJETOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: O CASO FATEC STARS"
    "resumo" => "O objetivo desta pesquisa é analisar um evento enquanto trabalho final da disciplina Projeto Integrador, componente curricular interdisciplinar de um curso superior de tecnologia de uma instituição pública do Estado de São Paulo. O estudo terá como base teórica as discussões a respeito da educação profissional (Vieira;Junior, 2016), dos saberes docentes (Tardif, 2014), de metodologias ativas (Ribeiro, 2005) e trabalhos baseados em projetos (Hernandez;Ventura, 1998). Trata-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa e exploratória, com observação participante não-sistemática. O caso em questão é o evento Fatec Stars, um show de talentos organizado por uma turma de estudantes, envolvendo a apresentação de performances culturais de discentes e docentes de toda a unidade escolar, realizado em duas edições, em 2022 e 2024, pela mesma turma do curso superior, orientado por dois docentes diferentes. O trabalho por projetos faz parte da cultura pedagógica da faculdade, tantos para docentes, como discentes, pois, como dito, a disciplina projeto integrador compõe a base curricular do curso analisado e está presente em todos os semestres. Assim, como em qualquer âmbito educacional, desafios são impostos ao planejamento e execução de projetos, sobretudo os interdisciplinares. Desta forma, elencamos os principais resultados da observação da seguinte forma, para os discentes: (a) é possível conectar o aprendizado às práticas do mercado profissional; (b) há uma visão holística e integrada do conhecimento; (d) colaboração entre estudantes, divididos em diferentes setores. Para docentes, há ainda certa dificuldade no entendimento do que realmente significa, do ponto de vista pedagógico, trabalhar com projetos. De modo que é preciso investir e fomentar a formação continuada do docente para saber orientar projetos integradores como o analisado, sobretudo em educação profissional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID14583_TB5182_23052024154731.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA CASTILHO SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDACASTILH"
    "autor_email" => "fernandacasty@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar um evento enquanto trabalho final da disciplina Projeto Integrador, componente curricular interdisciplinar de um curso superior de tecnologia de uma instituição pública do Estado de São Paulo. O estudo terá como base teórica as discussões a respeito da educação profissional (Vieira;Junior, 2016), dos saberes docentes (Tardif, 2014), de metodologias ativas (Ribeiro, 2005) e trabalhos baseados em projetos (Hernandez;Ventura, 1998). Trata-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa e exploratória, com observação participante não-sistemática. O caso em questão é o evento Fatec Stars, um show de talentos organizado por uma turma de estudantes, envolvendo a apresentação de performances culturais de discentes e docentes de toda a unidade escolar, realizado em duas edições, em 2022 e 2024, pela mesma turma do curso superior, orientado por dois docentes diferentes. O trabalho por projetos faz parte da cultura pedagógica da faculdade, tantos para docentes, como discentes, pois, como dito, a disciplina projeto integrador compõe a base curricular do curso analisado e está presente em todos os semestres. Assim, como em qualquer âmbito educacional, desafios são impostos ao planejamento e execução de projetos, sobretudo os interdisciplinares. Desta forma, elencamos os principais resultados da observação da seguinte forma, para os discentes: (a) é possível conectar o aprendizado às práticas do mercado profissional; (b) há uma visão holística e integrada do conhecimento; (d) colaboração entre estudantes, divididos em diferentes setores. Para docentes, há ainda certa dificuldade no entendimento do que realmente significa, do ponto de vista pedagógico, trabalhar com projetos. De modo que é preciso investir e fomentar a formação continuada do docente para saber orientar projetos integradores como o analisado, sobretudo em educação profissional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.