Em termos amplos, entendemos que o aprendizado das ciências é essencial para todos os indivíduos exercerem seus direitos e deveres como cidadãos. Isso é particularmente verdadeiro para as crianças, pois elas exibem um interesse natural pelos fenômenos que acontecem ao seu redor e buscam entender esses eventos. Assim, no âmbito da experimentação química, é importante que as crianças interajam mais com elementos lúdicos, utilizando experimentos químicos simples para elucidar fenômenos do dia a dia. Com base nessa observação, surge a questão principal deste estudo: “Como conduzir experimentos químicos para o ensino infantil usando materiais de fácil acesso?”.Com esse desafio em mente, o objetivo principal foi definido: explorar experimentos químicos usando materiais de baixo custo e conteúdos ligados a fenômenos cotidianos de fácil compreensão para aprimorar o processo educacional. Utilizando o livro “73 truques legais de ciências para surpreender seus amigos”, foram empregados materiais como balão, copo plástico, rolo de papel higiênico, limão, etc., demonstrando que é possível realizar experimentos com recursos acessíveis. Esta pesquisa foi realizada na E.M.E.I Professora Juracy A. Conceição, situada na cidade de Imperatriz-MA. Para alcançar esse objetivo, a pesquisa foi classificada como bibliográfica, pesquisa-ação, de campo e estudo de caso. As fases incluíram a coleta de informações bibliográficas, a preparação de uma aula focada no conteúdo do dia a dia e experimentação, perguntas foram feitas aos alunos após essa aula e a convergência dos resultados. Desta forma, destacamos que é viável introduzir conceitos químicos na educação infantil, de forma a estimular a curiosidade e a criatividade das crianças, além de auxiliar no processo de argumentação delas. Além disso, proporcionou uma compreensão mais aprofundada e abrangente dos conceitos aplicados.