Este artigo versa sobre como as práticas de cuidado e atenção pessoal influenciam essencialmente no desenvolvimento integral das crianças durante sua primeiríssima infância. Dessa forma, conduzimos um relato de experiência baseado em observações realizadas em uma escola localizada na região metropolitana do Recife. Mediante a documentação dessas observações desenvolvidas em uma turma de Grupo 1, composta por 11 crianças na faixa etária de 1 e 2 anos, buscamos dialogar com os princípios basilares da Abordagem Pikler. Na perspectiva de Emmi Pikler, a genial condutora da referida abordagem, os bebês e as crianças bem pequenas são seres potencialmente autônomos que necessitam de um cuidado atento e amoroso. Esse cuidado deve tecer um vínculo seguro entre a criança e o educador, assim como garantir o desenvolvimento em suas múltiplas esferas - física, psicomotora, psicossocial e cognitivo das crianças. Considerando o pressuposto, neste estudo, discutimos o cuidar e o educar enquanto premissas indissociáveis, a conexão emocional na relação criança-educador durante as atividades de cuidado e atenção pessoal, bem como a promoção da participação ativa das crianças nos momentos de alimentação, higiene e sono. Sendo assim, objetivando impulsionar o progresso da pesquisa, analisamos obras que refletem a filosofia e fundamentos de Emmi Pikler, estudos de caso e artigos de pessoas que já exploraram o tema. Diante disso, é válido destacar que este trabalho tem como objetivo investigar o impacto que o cuidado de qualidade tem no desenvolvimento holístico das crianças, contribuindo para a estruturação de uma base sólida pautada no fortalecimento da autonomia, autoconfiança e autoestima.