O ensino da disciplina de História desempenha um papel fundamental na formação cidadã. Nesse contexto, a adoção de uma didática envolvente em sala de aula é importante, pois torna o aprendizado dos alunos significativo. O objetivo deste trabalho é estabelecer conexões entre o conteúdo apresentado em sala de aula e o uso de mapas mentais suspensos para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Esta construção multidimensional serve como uma ferramenta diagnóstica, avaliativa e envolvente, promovendo, em última análise, uma experiência enriquecedora para o educando. Dessa maneira, o trabalho é um relato de experiência no qual apresenta o mapa mental suspenso como estratégia de ensinagem no ensino de História. A atividade foi realizada no Colégio Técnico de Bom Jesus (CTBJ), Campus Professora Cinobelina Elvas, durante o mês de abril de 2024 com a turma do 2º ano do Ensino Médio, composta por vinte e três alunos. Durante a atividade, observou-se uma interação expressiva dos alunos, especialmente, ao revisar o conteúdo com o auxílio dos mapas mentais suspensos, utilizando materiais simples como folhas A4, canetas, barbante e grampeador. A implementação desta dinâmica se trata de mapa mental grampeado em um barbante em círculo com a finalidade da participação ativa dos alunos na discussão dos temas abordados em aula, resultando em uma notável colaboração entre os estudantes. Todos os alunos se envolveram ativamente, compartilhando seus entendimentos e dúvidas, e contribuindo para o esclarecimento mútuo. Esta abordagem favoreceu uma atmosfera de cooperação e fortaleceu os laços entre professores e alunos, promovendo um ambiente de aprendizagem mais envolvente e participativo. Assim, com base nesses resultados, pode-se inferir que a utilização de mapas mentais é uma metodologia enriquecedora, propiciando compreensão abrangente do assunto, melhorando as habilidades cognitivas e incutindo a motivação essencial necessária para a criação de experiências relevantes de ensino e aprendizagem em História.