A educação ambiental e climática, trabalhadas como processo de sustentabilidade em um espaço interdisciplinar possibilita a construção de um processo de ensino-aprendizado crítico e reflexivo, que leva os estudantes a repensar o fazer através de um olhar libertador e emancipatório. Assim, as atividades desenvolvidas nos projetos pedagógicos propõem a integração de todo os envolvidos no ambiente escolar, com destaque para os estudantes com deficiência (PCD) que são atendidos na sala de recursos multifuncionais (SRM). Este trabalho apresenta a análise das atividades de educação ambiental e climática dos projetos em educação ambiental desenvolvidos na escola EEMTI Professor Edmilson Pinheiro no município de Maracanaú/CE. Estas atividades têm o objetivo de trabalhar as práticas sustentáveis nos processos de ensino aprendizado, além de promover reflexões sobre a responsabilidade socioambiental da destinação dos resíduos sólidos gerados pelo consumismo. Neste contexto, criou-se uma conexão entre as pautas de inclusão, transitabilidade e meio ambiente, sendo essa tríade a essência dessa caminhada para uma escola inclusiva. Assim, foram desenvolvidas atividades classificadas como metodologia ativa: palestras, formações continuadas, reuniões direcionadas ao meio ambiente e coleta de resíduos sólidos e produção textual. Os resultados dessas atividades culminaram na apresentação de materiais didáticos elaborados pelos estudantes atendidos pela SRM e na entrega aos parceiros do projeto de uma grande quantidade de material reciclável coletado na escola. O trabalho concluiu que as metodologias ativas e os projetos de educação ambiental contribuem significativamente para a consolidação da aprendizagem de estudantes com deficiência sobre meio ambiente.