CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA O ENSINO DE ETNOBOTÂNICA
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Esta pesquisa faz parte do projeto de monografia intitulado “Por terra e soberania popular: contribuições de uma pedagogia socialista para o ensino de botânica” e tem como intuito discutir as contribuições da pedagogia histórico-crítica para a inserção da etnobotânica no ensino de biologia, bem como os empecilhos para o avanço deste referencial teórico-metodológico nesta temática. Este trabalho, enquanto um ensaio teórico, apresenta como metodologia uma revisão bibliográfica sobre a pedagogia histórico-crítica no ensino de ciências e biologia e sobre os conteúdos de etnobotânica abordados dentro do ensino de botânica. Com isso, espera-se poder contribuir com novos conteúdos para o ensino de botânica que contemplem os saberes das comunidades tradicionais, sendo possível trabalhar questões como: agroecologia, plantas medicinais, plantas alimentícias, reforma agrária, problemáticas do agronegócio, direito à alimentação de qualidade e valorização dos saberes ancestrais." 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