A literatura é essencial para a humanização e desenvolvimento da consciência crítica, sendo um direito universal. Democratizar o acesso à literatura enfrenta desafios culturais e educacionais, mas forma cidadãos conscientes, críticos e participativos. A leitura literária exige um engajamento ativo com o texto, permitindo aos estudantes questionar, refletir e interpretar diversas perspectivas, aprofundando seu entendimento da sociedade e de si mesmos. Essa literatura humanizada, voltada para questões sociais, fomenta empatia e reflexão crítica, vital para o desenvolvimento cognitivo e emocional do indivíduo, pode desafiar normas sociais, promover igualdade e valorizar a justiça social. Com base nisso, desenvolveu-se o presente relato de experiência no Pibid (2023-2024) da aplicação de uma Sequência Didática (SD) sobre Literatura de Autoria Feminista, realizada em duas turmas do 3º ano de cursos técnicos do IFPB – Polo Campina Grande, cuja fundamentação teórica traz Candido (1995), Zilberman (1991) e Cosson (2009), com o objetivo de proporcionar um repertório literário cultural para refletir sobre a representação sociocultural do feminino na literatura e desconstruir estereótipos de gênero. Especificamente, confrontar perfis femininos, instigar a visão crítica dos alunos, discutir as mudanças do lugar da mulher na sociedade, promover o letramento literário e privilegiar a criticidade a respeito da invisibilidade do "trabalho de cuidado" feminino. A metodologia envolveu três aulas, utilizando materiais como canções, vídeos, conto e reportagem. As atividades incluíram análise de canções, discussão de vídeos, leitura e interpretação de textos literário e jornalístico. Os resultados mostraram uma melhor compreensão dos alunos sobre a representação da mulher na literatura e na sociedade, estimulando reflexões críticas sobre as transformações do papel feminino ao longo do tempo. A Sequência Didática foi eficaz na promoção do letramento literário e na desconstrução de estereótipos de gênero, destacando a importância da Literatura Feminista na educação.