O trabalho objetiva fomentar discussões acerca de aplicações de abordagens e de metodologias contextualizadas socioculturalmente baseadas em proposições etnomatemáticas para a Educação Matemática com destaque para a relevância de se partir do contexto sociocultural dos sujeitos para a construção de novos conhecimentos. Este artigo teórico parte da metodologia bibliográfica e qualitativa a fim de delinear e analisar relações entre as proposições para a Educação Matemática estipuladas pelo Programa Etnomatemática e pelas diretrizes de documentos que regem o currículo educacional nacional atual, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCNs). Essa análise visa compreender o modo que a prática educacional matemática atende, e o seu potencial de otimizá-lo por meio de aplicações e contextualizações etnomatemáticas, às novas necessidades de um mundo globalizado com novas formas de comunicação e novas potencialidades e demandas educacionais. Desse modo, são promovidas reflexões que se direcionam para o desenvolvimento de uma Educação Matemática que subordina o currículo educacional ao contexto sociocultural a que os sujeitos estão inseridos, além de ser contextualizada a partir do cenário de globalização hodierno e sua diversidade cultural, a qual proporciona maior potencial para o desenvolvimento de criatividade, que deve ser estimulada no ambiente escolar.