PROJETO PROFESSORES SEM FRONTEIRAS: ESTUDO DE CASO, NO C.E.I.P. ALBA PLATA EM CÁCERES – ESPANHA, SOBRE O ENSINO POR PROJETOS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110112 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1764 "inscrito_id" => 8149 "titulo" => "PROJETO PROFESSORES SEM FRONTEIRAS: ESTUDO DE CASO, NO C.E.I.P. ALBA PLATA EM CÁCERES – ESPANHA, SOBRE O ENSINO POR PROJETOS" "resumo" => "O presente trabalho é decorrente da participação de professores da Rede Municipal de Fortaleza no Programa Professores Sem Fronteiras – Espanha 2023, um programa de intercâmbio pedagógico que proporcionou uma formação em educação na cidade de Cáceres/Espanha. Durante treze dias, os professores tiveram a oportunidade de participar de diversas atividades, incluindo visitas técnicas em escolas, participação em congressos, aulas e encontros com outros educadores. A estratégia de ensino por projetos desenvolvida na escola CEIP Alba Plata foi o foco deste estudo, que utilizou como estratégia o estudo de caso qualitativo de pesquisa e a observação participativa para coleta de dados. Optou-se por um protocolo observacional como registro de dados com análise indutiva. A estratégia pedagógica observada é fundamentada em quatro pilares: partir de um interesse ou necessidade do aluno, a aprendizagem requer um sentido e aplicação para a vida real e imediata, conscientizar sobre o que se está aprendendo, aprendizagem com duas dimensões; o que os alunos aprendem e o que o professor ensina. Os resultados obtidos mostraram o desenvolvimento da autonomia e responsabilidade dos alunos, o estímulo ao trabalho em grupo e respeito pelos pares, a formação de senso crítico, o aprimoramento das competências socioemocionais, o prazer em aprender, o desenvolvimento de capacidades cognitivas e sociais, e a capacidade de resolução de problemas. O programa de intercâmbio permitiu aos professores vivenciarem uma experiência enriquecedora, que contribuiu para a sua prática pedagógica e para o desenvolvimento de novas estratégias de ensino. A troca de conhecimentos e a imersão em uma cultura educacional diferente foram essenciais para ampliar a visão dos docentes sobre as práticas educativas e para promover a inovação no ambiente escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8149_TB1764_29052024131935.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMILIO PARRA SANCHES JUNIOR" "autor_nome_curto" => "EMILIO" "autor_email" => "emilioparra@outlook.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110112 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1764 "inscrito_id" => 8149 "titulo" => "PROJETO PROFESSORES SEM FRONTEIRAS: ESTUDO DE CASO, NO C.E.I.P. ALBA PLATA EM CÁCERES – ESPANHA, SOBRE O ENSINO POR PROJETOS" "resumo" => "O presente trabalho é decorrente da participação de professores da Rede Municipal de Fortaleza no Programa Professores Sem Fronteiras – Espanha 2023, um programa de intercâmbio pedagógico que proporcionou uma formação em educação na cidade de Cáceres/Espanha. Durante treze dias, os professores tiveram a oportunidade de participar de diversas atividades, incluindo visitas técnicas em escolas, participação em congressos, aulas e encontros com outros educadores. A estratégia de ensino por projetos desenvolvida na escola CEIP Alba Plata foi o foco deste estudo, que utilizou como estratégia o estudo de caso qualitativo de pesquisa e a observação participativa para coleta de dados. Optou-se por um protocolo observacional como registro de dados com análise indutiva. A estratégia pedagógica observada é fundamentada em quatro pilares: partir de um interesse ou necessidade do aluno, a aprendizagem requer um sentido e aplicação para a vida real e imediata, conscientizar sobre o que se está aprendendo, aprendizagem com duas dimensões; o que os alunos aprendem e o que o professor ensina. Os resultados obtidos mostraram o desenvolvimento da autonomia e responsabilidade dos alunos, o estímulo ao trabalho em grupo e respeito pelos pares, a formação de senso crítico, o aprimoramento das competências socioemocionais, o prazer em aprender, o desenvolvimento de capacidades cognitivas e sociais, e a capacidade de resolução de problemas. O programa de intercâmbio permitiu aos professores vivenciarem uma experiência enriquecedora, que contribuiu para a sua prática pedagógica e para o desenvolvimento de novas estratégias de ensino. A troca de conhecimentos e a imersão em uma cultura educacional diferente foram essenciais para ampliar a visão dos docentes sobre as práticas educativas e para promover a inovação no ambiente escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8149_TB1764_29052024131935.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMILIO PARRA SANCHES JUNIOR" "autor_nome_curto" => "EMILIO" "autor_email" => "emilioparra@outlook.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }