Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DOCÊNCIA E PRÁTICA DE PROFESSORAS DO SEGUNDO ANO: HETEROGENEIDADE DE CONHECIMENTO PARA A APRENDIZAGEM NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este projeto de pesquisa discorre sobre a heterogeneidade de conhecimentos necessários para a prática docente em turmas dos 2º anos em uma escola pública do município de Fortaleza. Partindo dessa premissa, é necessário que o educador desenvolva estratégias para oportunizar a aprendizagem no processo de alfabetização, respeitando a autonomia e a identidade dos alunos, pois, para alcançá-los, deve-se considerar que as crianças interagem por meio de diversas linguagens em suas vivências e campo de interesses. Desse modo, o estudo sobre a heterogeneidade de conhecimentos para a prática docente em turmas que estão no ciclo de alfabetização é essencial, haja vista que dentro do contexto escolar por meio da educação formal a diversidade de saberes docentes tem uma relação dialética com as especificidades de cada aluno, visando a aprendizagem. Foram utilizadas obras de diversos autores, entre eles Candau (2012); Freire (1996); Ghedin e Pimenta (2022); Martins e Pimenta (2020); Soares (2020); Tardif (2002); Vygotsky (2000) com a finalidade de dar embasamento teórico a este trabalho. Nesse sentido, buscamos investigar a partir da percepção das professoras em atividade nas turmas dos 2ºanos os conhecimentos pertinentes para a atuação no ciclo de alfabetização, realizando entrevista semi-estruturada com professoras que atuam nesse segmento. Assim, nos deparamos com a problematização a seguir: Quais os saberes necessários para a prática docente? Como a heterogeneidade de saberes docentes contribui para uma alfabetização efetiva? De que maneira a formação do professor contribui para o desenvolvimento de suas competências pedagógicas? Após a análise dos dados coletados, que diante das reflexões e dos questionamentos elaborados como resultado desta pesquisa percebemos a importância da formação continuada do professor, prezando não somente os aspectos qualitativos, mas também a intencionalidade do educador em uma formação voltada para os ciclos alfabetizadores de forma analítica.

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