O Etarismo é um fenômeno social que se manifesta como um preconceito ou discriminação de um indivíduo ou de um grupo em função de sua idade. É um tipo de preconceito muito comum na sociedade contemporânea, uma vez que uma possível raiz deste preconceito está ligada a estereótipos construídos pela sociedade em relação a padrões de aparência e comportamento de uma determinada fase da vida abarcando múltiplas idades. Diante disto, este trabalho analisa o filme "Um Senhor Estagiário”, obra cinematográfica que traz como foco de seu roteiro os temas Etarismo e convivência entre as gerações ponto central de nossa investigação científica. Assim sendo, o presente trabalho objetiva contribuir com reflexões sobre o Etarismo e o empoderamento geracional no âmbito das discussões educacionais do ensino-aprendizagem, já que a educação é um dos pilares também consensuados pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS) como basilar para o enfrentamento do Etarismo em suas gêneses de criação e reprodução. A partir disso, nossa metodologia trata-se de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa sobre os temas acima elencados, após pesquisa na plataforma Google Scholar acerca de artigos dos temas por meio dos descritores: contato intergeracional e análise fílmica, por meio de uma análise crítica do enredo, dos personagens e das mensagens transmitidas pela obra de arte em destaque, juntamente elencando o referencial da literatura científica da área. Tendo isso em vista, pode-se constatar no levantamento teórico realizado que a desconstrução desse preconceito deve perpassar estratégias que vão além de leis e punições, pois uma das orientações acordadas pela OPAS, em seu Relatório Mundial sobre o Idadismo (outra palavra vernácula para Etarismo), de 2022, para o enfrentamento à disseminação do Etarismo, está a convivência geracional, ou seja, o contato intergeracional que, quando assertivo, pode mitigar o preconceito entre as gerações.