A interiorização das universidades federais brasileiras é uma conquista social significativa, por criar condições para ampliação do acesso e permanência na educação superior, no nível de graduação (BRASIL, 2007). Contudo, a permanência dos estudantes, bem como as condições concretas para a garantia da qualidade da formação continuam sendo desafios complexos e multifacetados, tal como apontam os estudos de Coulon (2008) sobre a constituição do papel de estudante universitário. Conforme o autor, ao se inserir no ensino superior, o jovem adentra um novo universo, culturalmente diferente e causador de entranhamentos, pelos seus modos de linguagem, interações e convívio. Tal estranhamento pode levar, além da evasão, a diversas dificuldades de aprendizagem e de participação no universo acadêmico. Nesse sentido, colocamos no centro do debate os entranhamentos vividos pelos estudantes ao longo da elaboração dos projetos de pesquisa que compõem os trabalhos de conclusão de curso; propondo uma investigação, com a finalidade de compreender as principais dificuldades envolvidas na elaboração destes trabalhos na licenciatura em Pedagogia de uma universidade federal do interior de Alagoas. Para organização das etapas de pesquisa, delimitamos os seguintes objetivos específicos: 1. Investigar o lugar dado ao binômio formativo professor/pesquisador no projeto pedagógico do curso; 2. Entrevistar os estudantes de pedagogia acerca de seus desafios na elaboração do trabalho de conclusão de curso. Para tanto, adotou-se metodologia qualitativa através da abordagem da pesquisa interpretativa. Para procedimentos de coleta dos dados será de fundamental importância a utilização da análise documental e entrevistas semiestruturadas com os alunos do curso. Considera-se que os resultados da pesquisa acarretam contribuições para o desenvolvimento de programas institucionais de incentivo e apoio aos estudantes em relação à escrita acadêmica.