Considerando o cenário atual em que a formação de professores de Matemática está inserida, o presente artigo objetiva tecer reflexões sobre como as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) podem contribuir na formação inicial desses professores. A metodologia do trabalho consistiu em uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, realizada na base de dados Google Acadêmico com artigos, capítulos de livros, dissertações e teses que abordassem as potencialidades e as limitações de três softwares de geometria dinâmica: o GeoGebra, o Cabri Géomètre II e o SuperLogo. Os resultados indicaram que os softwares possuem as suas particularidades e semelhanças e que, apesar de terem algumas limitações, cada programa oferece contribuições significativas para o processo formativo dos professores que ensinam Matemática e auxiliam na passagem pelos cinco níveis da Teoria de Van Hiele: a visualização, a análise, a dedução informal, a dedução formal e o rigor. Por fim, conclui-se que, tendo um contato ativo com as TDIC nos cursos de licenciatura, os futuros professores de Matemática se sentem mais confiantes e inspirados a usar os recursos tecnológicos em sua prática profissional, seja na área da geometria ou em qualquer outra, além de motivar os alunos da Educação Básica que, eventualmente, venham a optar pela escolha de um curso de Licenciatura em Matemática no futuro, a também utilizar as tecnologias digitais tanto durante a formação inicial quanto no exercício docente.