Este estudo examina os desafios enfrentados pelos professores ao lidar com a inclusão de alunos com deficiência em salas de aula regulares. Este estudo visa investigar os desafios específicos que os professores enfrentam ao atender alunos com necessidades educacionais em salas de aula, analisando as estratégias utilizadas para superar tais obstáculos. Utilizando uma abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores da área das ciências natureza em uma escola de ensino médio em tempo integral, no município de Quixadá (CE). Os resultados preliminares destacam diversos obstáculos, incluindo a escassez de recursos adequados, a necessidade de adaptação curricular para atender às necessidades individuais dos alunos com necessidades educacionais e a falta de formação específica em educação inclusiva. Existe uma interação na escola entre os professores com o intuito de tentar minimizar estes desafios através da colaboração interdisciplinar, fazendo o uso de diversos recursos como as tecnologias assistivas com a finalidade de facilitar a aprendizagem. Logo, conclui-se que o apoio contínuo e a formação profissional são cruciais para capacitar os professores de modo a proporcionar uma educação inclusiva de qualidade. Por tanto, este estudo ressalta a importância de políticas educacionais que promovam a inclusão e o acesso equitativo à educação para todos os alunos, independentemente de suas habilidades ou deficiências. A disseminação dessas melhores práticas e a implementação de programas de desenvolvimento profissional específicos podem fortalecer a capacidade dos educadores de atender às necessidades diversificadas de seus alunos e promover um ambiente escolar inclusivo e acolhedor.