Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL NA EDUCAÇÃO DE ADULTOS NO ENSINO SUPERIOR.

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A psicopedagogia configura-se como uma área de atuação que dialoga com diversas outras ciências, como a Psicologia, Psicanálise, medicina e Pedagogia buscando atuar em um denominador comum, a aprendizagem. A presente pesquisa surgiu de atividades práticas do estágio supervisionado, realizadas em um período de três meses dentro de uma instituição de ensino superior privada de São Luís do Maranhão. Dividido em dois momentos: o primeiro consistiu nas práticas institucionais que analisou possíveis demandas utilizando-se de instrumento de coleta a observação participante e questionários semiestruturados a luz de Lakatos (2003) para, posteriormente, intervir na necessidade detectada; o segundo momento, a intervenção clínica, fora feita a avaliação de aprendizagem de um aluno indicado pela instituição e para o momento separou-se materiais avaliativos/interventivos pautados nos estudos de Weiss (2007), Sampaio (2009) e Visca (2009). Como produto de intervenção institucional surgiu um ciclo de orientação profissional, visto que os alunos, grande parte concludentes do curso de pedagogia, ainda possuíam muitas dúvidas sobre as possiblidades de atuação do pedagogo no mercado de trabalho. Na intervenção clínica, feita a indicação de uma aluna, iniciaram-se as atividades de intervenção, durante dez sessões, de aproximadamente uma hora, foram aplicados testes adaptados que buscaram investigar um possível Transtorno de Aprendizagem na paciente, englobando áreas da leitura, escrita e aritmética, sendo constatado, ao final, que a mesma possuía uma dificuldade de aprendizagem resultante de uma lacuna educacional, pois, passara um extenso período afastada das atividades acadêmicas, sendo constatado ainda a necessidade de um acompanhamento profissional na saúde mental, para suprir as queixas de ordem psicológica.

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