A QUÍMICA DOS PRODUTOS DE LIMPEZA: APRENDENDO, FABRICANDO E EXPLORANDO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111901 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4311 "inscrito_id" => 4682 "titulo" => "A QUÍMICA DOS PRODUTOS DE LIMPEZA: APRENDENDO, FABRICANDO E EXPLORANDO" "resumo" => "No ensino de Química, a abordagem focada em situações concretas do cotidiano, destacando-se como essa ciência é fundamental para a nossa rotina diária, possibilita romper as barreiras da sala de aula tradicional e atribuir novos sentidos e significados a conceitos e modelos teóricos. Esse tipo de metodologia desperta o fascínio e curiosidade nos educandos, além de se constituir de oportunidades potencializadoras de uma aprendizagem significativa, em que os discentes são direcionados a conectar conteúdos teóricos à execução prática, trabalhando-se a Química em um contexto real e específico do dia a dia. Nesta direção, realizou-se na Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral Filgueiras Lima, Iguatu - Ceará, um projeto de extensão com objetivo de promover a aprendizagem dos alunos e alunas, utilizando-se produtos de limpeza como tema gerador. Foram realizadas aulas experimentais e oficinas de fabricação de sabão em barra e líquido, detergente, desinfetante, água sanitária etc. Em cada ação realizada, além de se trabalhar aspectos químicos teórico-práticos, buscou-se também inserir a temática ambiental, o uso apropriado e seguro de produtos de limpeza e os custos financeiros de cada operação de fabricação. A abordagem interdisciplinar foi enfatizada, estimulando os estudantes a refletirem sobre as implicações sociais e ambientais de suas escolhas. Os resultados evidenciaram um aumento significativo no interesse e na participação dos discentes na realização das atividades. É possível afirmar, com base em depoimentos dos discentes e professoras da escola, que a possibilidade de criar algo palpável e útil serviu como elemento motivador, despertando entusiasmo e engajamento nas aulas. Essa abordagem de ensino possibilitou a (res)significação de conteúdos químicos que normalmente são apresentados apenas de forma teórica e descontextualizada, facilitando assim a consolidação de uma percepção da Química como parte integrada e indispensável da vida humana contemporânea." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4682_TB4311_26102024224228.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA DE SENA GUSMÃO" "autor_nome_curto" => "AMANDA" "autor_email" => "amanda.gusmao@prof.ce.gov.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111901 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4311 "inscrito_id" => 4682 "titulo" => "A QUÍMICA DOS PRODUTOS DE LIMPEZA: APRENDENDO, FABRICANDO E EXPLORANDO" "resumo" => "No ensino de Química, a abordagem focada em situações concretas do cotidiano, destacando-se como essa ciência é fundamental para a nossa rotina diária, possibilita romper as barreiras da sala de aula tradicional e atribuir novos sentidos e significados a conceitos e modelos teóricos. Esse tipo de metodologia desperta o fascínio e curiosidade nos educandos, além de se constituir de oportunidades potencializadoras de uma aprendizagem significativa, em que os discentes são direcionados a conectar conteúdos teóricos à execução prática, trabalhando-se a Química em um contexto real e específico do dia a dia. Nesta direção, realizou-se na Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral Filgueiras Lima, Iguatu - Ceará, um projeto de extensão com objetivo de promover a aprendizagem dos alunos e alunas, utilizando-se produtos de limpeza como tema gerador. Foram realizadas aulas experimentais e oficinas de fabricação de sabão em barra e líquido, detergente, desinfetante, água sanitária etc. Em cada ação realizada, além de se trabalhar aspectos químicos teórico-práticos, buscou-se também inserir a temática ambiental, o uso apropriado e seguro de produtos de limpeza e os custos financeiros de cada operação de fabricação. A abordagem interdisciplinar foi enfatizada, estimulando os estudantes a refletirem sobre as implicações sociais e ambientais de suas escolhas. Os resultados evidenciaram um aumento significativo no interesse e na participação dos discentes na realização das atividades. É possível afirmar, com base em depoimentos dos discentes e professoras da escola, que a possibilidade de criar algo palpável e útil serviu como elemento motivador, despertando entusiasmo e engajamento nas aulas. Essa abordagem de ensino possibilitou a (res)significação de conteúdos químicos que normalmente são apresentados apenas de forma teórica e descontextualizada, facilitando assim a consolidação de uma percepção da Química como parte integrada e indispensável da vida humana contemporânea." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4682_TB4311_26102024224228.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA DE SENA GUSMÃO" "autor_nome_curto" => "AMANDA" "autor_email" => "amanda.gusmao@prof.ce.gov.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }