Os mapas mentais (MP) são alternativas que visam um ensino eficiente, em que a compreensão de conteúdos se torne mais fáceis. Ainda, o processo de construção de MP pode incluir alunos que apresentam alguma deficiência, pois requer o uso de desenhos, imagens e palavras, sendo mais fácil a compreensão de todos os presentes em sala de aula. Assim sendo, o presente artigo tem por objetivo analisar a importância dos mapas mentais para o processo de inclusão em sala de aula, em especial, a inclusão de estudantes autistas. Diante do exposto, a pesquisa é de cunho qualitativo, buscando, por meio de revisões bibliográficas, pesquisas referentes a utilização de mapas mentais e sua importância no processo de ensino - aprendizagem numa perspectiva inclusiva. A pesquisa foi realizada na cidade de Campina Grande – PB, na escola ECI Professor Itan Pereira, em uma turma da 3° série do ensino médio que tinha dois alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Foi trabalhado a produção de mapas mentais com todos os alunos da turma, possibilitando notar que o uso de mapas mentais na turma foi eficiente e trouxe os resultados esperados, uma vez que os alunos autistas apresentavam características que possibilitavam a produção de MP. Os resultados da pesquisa mostraram-se bastante satisfatórios, todos os estudantes puderam realizar os mapas mentais e compreender o assunto proposto de uma forma mais clara.