A formação de uma equipe multiprofissional na educação ainda é distante da realidade da maioria das redes de ensino, apesar da aprovação da Lei n° 13.935 de 11 de dezembro de 2019, que dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica, a norma ainda enfrenta longas batalhas para ser implementada que vão desde a discussão do pagamento destes profissionais até a organização do trabalho a ser constituído. Diante disso o objetivo deste trabalho é compreender as experiências já existentes através da análise de teses, dissertações e artigos para ampliarmos o debate e colaborar na compreensão da realidade. Realizamos uma pesquisa bibliográfica do tipo exploratória sobre a temática nos portais da Capes e Scielo no período de 2013 a 2023, destacando a perspectiva das produções acadêmicas existentes, buscando relatos de experiência e práticas vivenciadas para que possamos refletir os caminhos e contribuições possíveis, utilizamos como principal critério de seleção o trabalho em equipe multiprofissional no ambiente escolar, ligadas ao processo de ensino na educação básica ou da rede federal, excluímos, as produções relacionadas a área de saúde. A organização da leitura desses trabalhos reflete o impacto desses serviços que a depender da ideologia implementada pode ser uma regressão a um modelo patológico escolar ou uma nova perspectiva de organização da escola diante dos desafios da educação na atualidade.