Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DA ÚLTIMA DÉCADA: 2013 A 2023

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 21 - Políticas públicas de educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113708
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6911
    "inscrito_id" => 16142
    "titulo" => "EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DA ÚLTIMA DÉCADA: 2013 A 2023"
    "resumo" => "A formação de uma equipe multiprofissional na educação ainda é distante da realidade da maioria das redes de ensino, apesar da aprovação da Lei n° 13.935 de 11 de dezembro de 2019, que dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica, a norma ainda enfrenta longas batalhas para ser implementada que vão desde a discussão do pagamento destes profissionais até a organização do trabalho a ser constituído. Diante disso o objetivo deste trabalho é compreender as experiências já existentes através da análise de teses, dissertações e artigos para ampliarmos o debate e colaborar na compreensão da realidade. Realizamos uma pesquisa bibliográfica do tipo exploratória sobre a temática nos portais da Capes e Scielo no período de 2013 a 2023, destacando a perspectiva das produções acadêmicas existentes, buscando relatos de experiência e práticas vivenciadas para que possamos refletir os caminhos e contribuições possíveis, utilizamos como principal critério de seleção o trabalho em equipe multiprofissional no ambiente escolar, ligadas ao processo de ensino na educação básica ou da rede federal, excluímos, as produções relacionadas a área de saúde. A organização da leitura desses trabalhos reflete o impacto desses serviços que a depender da ideologia implementada pode ser uma regressão a um modelo patológico escolar ou uma nova perspectiva de organização da escola diante dos desafios da educação na atualidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16142_TB6911_28102024224638.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREIA DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "ANDREIA"
    "autor_email" => "andreiadealmeida12@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113708
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6911
    "inscrito_id" => 16142
    "titulo" => "EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DA ÚLTIMA DÉCADA: 2013 A 2023"
    "resumo" => "A formação de uma equipe multiprofissional na educação ainda é distante da realidade da maioria das redes de ensino, apesar da aprovação da Lei n° 13.935 de 11 de dezembro de 2019, que dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica, a norma ainda enfrenta longas batalhas para ser implementada que vão desde a discussão do pagamento destes profissionais até a organização do trabalho a ser constituído. Diante disso o objetivo deste trabalho é compreender as experiências já existentes através da análise de teses, dissertações e artigos para ampliarmos o debate e colaborar na compreensão da realidade. Realizamos uma pesquisa bibliográfica do tipo exploratória sobre a temática nos portais da Capes e Scielo no período de 2013 a 2023, destacando a perspectiva das produções acadêmicas existentes, buscando relatos de experiência e práticas vivenciadas para que possamos refletir os caminhos e contribuições possíveis, utilizamos como principal critério de seleção o trabalho em equipe multiprofissional no ambiente escolar, ligadas ao processo de ensino na educação básica ou da rede federal, excluímos, as produções relacionadas a área de saúde. A organização da leitura desses trabalhos reflete o impacto desses serviços que a depender da ideologia implementada pode ser uma regressão a um modelo patológico escolar ou uma nova perspectiva de organização da escola diante dos desafios da educação na atualidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16142_TB6911_28102024224638.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREIA DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "ANDREIA"
    "autor_email" => "andreiadealmeida12@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A formação de uma equipe multiprofissional na educação ainda é distante da realidade da maioria das redes de ensino, apesar da aprovação da Lei n° 13.935 de 11 de dezembro de 2019, que dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica, a norma ainda enfrenta longas batalhas para ser implementada que vão desde a discussão do pagamento destes profissionais até a organização do trabalho a ser constituído. Diante disso o objetivo deste trabalho é compreender as experiências já existentes através da análise de teses, dissertações e artigos para ampliarmos o debate e colaborar na compreensão da realidade. Realizamos uma pesquisa bibliográfica do tipo exploratória sobre a temática nos portais da Capes e Scielo no período de 2013 a 2023, destacando a perspectiva das produções acadêmicas existentes, buscando relatos de experiência e práticas vivenciadas para que possamos refletir os caminhos e contribuições possíveis, utilizamos como principal critério de seleção o trabalho em equipe multiprofissional no ambiente escolar, ligadas ao processo de ensino na educação básica ou da rede federal, excluímos, as produções relacionadas a área de saúde. A organização da leitura desses trabalhos reflete o impacto desses serviços que a depender da ideologia implementada pode ser uma regressão a um modelo patológico escolar ou uma nova perspectiva de organização da escola diante dos desafios da educação na atualidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.