A REPRESENTAÇÃO DE CRIANÇA EM EMÍLIA NO PAÍS DA GRAMÁTICA E ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS: INVENTABILIDADES NA LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111719 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4049 "inscrito_id" => 12725 "titulo" => "A REPRESENTAÇÃO DE CRIANÇA EM EMÍLIA NO PAÍS DA GRAMÁTICA E ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS: INVENTABILIDADES NA LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO" "resumo" => "A pesquisa se propõe a analisar comparativamente a representação de criança que perpassa as protagonistas femininas dos livros: Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll e Emília no país da Gramática, de Monteiro Lobato. Para encaminhar esta pesquisa adotou-se, dentre outros, referenciais teóricos as contribuições da literatura comparada para os estudos literários de Coutinho e Carvalhal (2011), Nitrini (2010) e Carvalhal (2006). Na pesquisa em pauta, o objeto de estudo é constituído pelas obras Emília no país da Gramática (1934) de Monteiro Lobato e Alice no país das Maravilhas (1865) de Lewis Carroll, com o propósito de compará-las enquanto textos que compõem o universo da literatura infantil, habitualmente abordados nas instituições escolares do Brasil, enquanto material textual relevante para o ensino de Português e Literatura no Ensino Fundamental. Para alcançar o objetivo do estudo, a pesquisa alicerça-se na utilização da abordagem qualitativa em educação (Bogdan; Biklen, 1994) do estudo de cunho comparativo, bibliográfico e analítico, destacando dentre outros, os aspectos dialógicos e intertextuais das produções. Além disso é realizada a análise de conteúdo de Bardin (2011). Portanto, enfatizamos que os dois livros constituintes do corpus da pesquisa em pauta apresentam uma representação de criança interligada ao seu contexto de produção e além disso podem ser abordados em estudos comparativos críticos e para fins de leitura do texto literário em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12725_TB4049_22102024125442.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BUENA BRUNA ARAUJO MACÊDO" "autor_nome_curto" => "BUENA" "autor_email" => "buenabruna@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111719 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4049 "inscrito_id" => 12725 "titulo" => "A REPRESENTAÇÃO DE CRIANÇA EM EMÍLIA NO PAÍS DA GRAMÁTICA E ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS: INVENTABILIDADES NA LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO" "resumo" => "A pesquisa se propõe a analisar comparativamente a representação de criança que perpassa as protagonistas femininas dos livros: Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll e Emília no país da Gramática, de Monteiro Lobato. Para encaminhar esta pesquisa adotou-se, dentre outros, referenciais teóricos as contribuições da literatura comparada para os estudos literários de Coutinho e Carvalhal (2011), Nitrini (2010) e Carvalhal (2006). Na pesquisa em pauta, o objeto de estudo é constituído pelas obras Emília no país da Gramática (1934) de Monteiro Lobato e Alice no país das Maravilhas (1865) de Lewis Carroll, com o propósito de compará-las enquanto textos que compõem o universo da literatura infantil, habitualmente abordados nas instituições escolares do Brasil, enquanto material textual relevante para o ensino de Português e Literatura no Ensino Fundamental. Para alcançar o objetivo do estudo, a pesquisa alicerça-se na utilização da abordagem qualitativa em educação (Bogdan; Biklen, 1994) do estudo de cunho comparativo, bibliográfico e analítico, destacando dentre outros, os aspectos dialógicos e intertextuais das produções. Além disso é realizada a análise de conteúdo de Bardin (2011). Portanto, enfatizamos que os dois livros constituintes do corpus da pesquisa em pauta apresentam uma representação de criança interligada ao seu contexto de produção e além disso podem ser abordados em estudos comparativos críticos e para fins de leitura do texto literário em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12725_TB4049_22102024125442.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BUENA BRUNA ARAUJO MACÊDO" "autor_nome_curto" => "BUENA" "autor_email" => "buenabruna@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }