A pesquisa se propõe a analisar comparativamente a representação de criança que perpassa as protagonistas femininas dos livros: Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll e Emília no país da Gramática, de Monteiro Lobato. Para encaminhar esta pesquisa adotou-se, dentre outros, referenciais teóricos as contribuições da literatura comparada para os estudos literários de Coutinho e Carvalhal (2011), Nitrini (2010) e Carvalhal (2006). Na pesquisa em pauta, o objeto de estudo é constituído pelas obras Emília no país da Gramática (1934) de Monteiro Lobato e Alice no país das Maravilhas (1865) de Lewis Carroll, com o propósito de compará-las enquanto textos que compõem o universo da literatura infantil, habitualmente abordados nas instituições escolares do Brasil, enquanto material textual relevante para o ensino de Português e Literatura no Ensino Fundamental. Para alcançar o objetivo do estudo, a pesquisa alicerça-se na utilização da abordagem qualitativa em educação (Bogdan; Biklen, 1994) do estudo de cunho comparativo, bibliográfico e analítico, destacando dentre outros, os aspectos dialógicos e intertextuais das produções. Além disso é realizada a análise de conteúdo de Bardin (2011). Portanto, enfatizamos que os dois livros constituintes do corpus da pesquisa em pauta apresentam uma representação de criança interligada ao seu contexto de produção e além disso podem ser abordados em estudos comparativos críticos e para fins de leitura do texto literário em sala de aula.