O objetivo deste relato é apresentar a importância que o Programa Residência Pedagógica (PRP) tem na formação de professores(as). O PRP tem como objetivo incluir discentes da graduação no cotidiano das escolas públicas, afim de promover experiências e incentivar a relação teórico- prática para melhorar a qualidade da formação inicial e continuada desses licenciandos(as). Este relato foi desenvolvido através da metodologia observacional em uma escola de ensino fundamental anos iniciais na cidade de Castanhal-PA. É no exercício do trabalho que, o(a) professor(a) é capaz de construir sua própria profissionalidade, sendo a escola um local de aprendizagem desta profissão. A atuação no programa se dá a partir da imersão às práticas docentes que incluem: a) formações e reuniões; b) criação de plano de aula; c) aplicabilidade nas escolas/turmas das redes municipais de ensino e d) produções científicas e acadêmicas. Conclui- se que o PRP tem um desempenho crucial na formação de professores(as) porque proporciona experiências práticas enriquecedoras que complementam os conhecimentos teóricos adquiridos na Universidade, ademais, ao vivenciar o ambiente escola durante a graduação, os(as) residentes têm a oportunidade de desenvolver habilidades pedagógicas, aprimorar sua capacidade de lidar com desafios reais da sala de aula e entender melhor as nuances da prática docente e educacional. Além disso, o contato próximo com os professores(as) experientes e a reflexão constante sobre a prática docente contribuem significativamente para a formação de uma identidade sólida e comprometida com a melhorar contínua do ensino-aprendizagem.