Este estudo exploratório investigou as percepções de leitura em atividades multimodais no contexto da Educação à Distância (EAD) do curso de Letras/Espanhol. Fundamentados nos trabalhos de Cassany (2006) e Cassany e Castellà (2009) sobre leitura, nosso objetivo foi de compreender como as atividades possibilitam os futuros professores de espanhol a fazerem uma reflexão profunda sobre os diferentes aspectos que norteiam o trabalho com a leitura de textos e discursos em sala de aula. A justificativa residiu na importância do letramento crítico que permite a ampliação de perspectivas individuais e estimula a análise profunda das construções textuais presentes nos enredos frente às diferentes situações sociais, atingindo, assim, graus mais elevados de compreensão. A metodologia adotada envolveu a análise de atividades de portfólios da disciplina de Língua Espanhola Texto e Discurso, do 8º semestre, que objetiva apresentar noções gerais a respeito das propriedades textuais tendo em vista as concepções de tipo de texto, discurso e gênero, bem como seus contextos de produção. A análise dos resultados proporcionou uma análise abrangente das abordagens relacionadas à leitura em atividades multimodais, salientando a importância de refletir sobre as influências sociais, culturais e históricas que moldam as propostas de atividades voltadas para a formação crítica de futuros professores. Esse entendimento é fundamental para abordar questões relacionadas à caracterização de leitura de forma mais ampla e significativa e fornecem subsídios teórico e prático para aprimorar o ensino e a aprendizagem na EAD.