A inclusão é um direito assegurado pela Constituição Federal do Brasil, assim, nas últimas décadas ocorreram avanços e a garantia de acesso e permanência em escolas regulares e especiais às pessoas com deficiências, ampliando os debates sobre as adaptações, as mudanças e aos desafios apresentados diariamente. Este artigo apresenta resultados parciais da dissertação de Mestrado, realizado no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM). A pesquisa tem como foco principal investigar, acompanhar e analisar o processo de aprendizagem dos estudantes com TEA a partir da utilização de jogos matemáticos. As reflexões realizadas até este momento encontram amparo legal na LEI nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012 que Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e no Decreto 10.502/2020 que legisla a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida. Para a execução da pesquisa realizamos, inicialmente, estudos bibliográficos, levantamento e análise de textos acerca do tema. Os resultados destacam os estudos Leão (2018); Dambros (2018); Araújo (2018); Felipe (2019); Sganzerla (2020); Bernardo (2020), no entanto, o referencial teórico poderá ser ampliado. A metodologia consiste no estudo de campo, com abordagem qualitativa a partir da observação das atividades matemáticas realizadas em sala de aula com 11 estudantes que apresentam laudo de TEA. Posteriormente os professores destes estudantes responderão um questionário com perguntas abertas e fechadas e com a gestora da escola será realizada uma entrevista semiestruturada. Os dados quantitativos serão analisados a partir da categorização e análise de discurso (Bardin, 2016). Até o momento foram observadas as atividades de matemática em sala de aula. Os resultados parciais apontam que os estudantes manifestam curiosidade, agilidade e participam ativamente dos jogos matemáticos propostos pelas professoras evidenciando que as atividades lúdicas e diversificadas proporcionam um aprendizado significativo dos conceitos matemáticos.