O presente trabalho visa discutir acerca da trajetória da educação profissional no Estado do Ceará, por meio de uma análise reflexiva sobre seus avanços, características, intencionalidades e desafios ao longo dos últimos 20 anos. Nesse sentido, aborda-se a expansão da Rede Estadual de Educação Profissional do Estado, principalmente a partir de 2008 com a implantação das primeiras Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs). Dessa maneira, o artigo pretende refletir sobre os cursos ofertados, os currículos, a estrutura física, o corpo docente e a historicidade da educação profissional no Ceará. Por meio de uma metodologia de análise documental e teórica, buscou-se, primeiramente, traçar um panorama da educação profissional do Estado abrangendo desde a evolução das leis e decretos às políticas educacionais que ampliaram o acesso e a melhoria da qualidade da formação técnica. Para então enunciar a atual proposta de educação profissional do Ceará, através da caracterização do espaço físico e da proposta formativa, fundamentados no Projeto Político Pedagógico (PPP) e no Regimento Escolar da Escola Estadual de Educação Profissional Manoel Mano, localizada no município de Crateús (CE). Como resultado observouse que a integração do ensino médio à formação profissional reflete a busca por um modelo educacional que integre formação técnica e acadêmica, buscando atender, principalmente, às demandas do mercado de trabalho, qualificando estudantes para ingressarem em ambientes profissionais. Contudo, algumas reflexões também são necessárias, principalmente quando relacionadas a participação dos jovens na elaboração das políticas educacionais e a inclusão no contexto educacional dos anseios das juventudes em relação ao futuro profissional.