Este trabalho foi realizado no munícipio de Itacoatiara – AM com alunos do curso Técnico em Administração na forma Subsequente, em uma Cooperativa de Produtos Naturais da Amazônia-COPRONAT, localizada na cidade de Silves - AM. Essa prática docente foi desenvolvida na disciplina de Associativismo e Cooperativismo no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) – Campus Itacoatiara e abordamos a temática da economia solidária. A pesquisa teve como objetivo geral avaliar como o estudo sobre economia solidária pode contribuir para sua formação profissional. Os fundamentos que sustentaram o percurso metodológico foram pautados em uma abordagem qualitativa por meio da pesquisa participante. Para a fundamentação teórica trazemos Singer (2005), Gadotti (2009), França Filho e Laville (2004). Utilizamos as técnicas de entrevistas, visita técnica, diário de campo e rodas de conversa para coleta de dados, com foco na prática pedagógica para o ensino da economia solidária e o estudo da cooperativa junto aos participantes da pesquisa. Os dados coletados foram analisados à luz da análise textual discursiva. A partir dos resultados obtidos foi possível verificar e compreender a relevância da economia solidária para os estudantes do Curso Técnico em Administração, pois os princípios que a norteiam e a experiência vivida na COPRONAT direcionaram um novo olhar sobre a gestão e os empreendimentos de economia solidária, trazendo a possibilidade de uma formação crítica, profissional, humana e emancipadora diante de uma realidade complexa em constante transformação.