Neste artigo, iremos comentar sobre uma metodologia educacional para o ensino da anatomia humana. A abordagem de ensino visa à identificação prática dos ossos do corpo. Para isso, é proposta uma atividade de identificação de dez ossos, cinco do esqueleto apendicular e cinco do esqueleto axial, utilizando modelos físicos dos esqueletos. O propósito é criar um ambiente mais interessante para os alunos e promover o entendimento de conceitos anatômicos de uma forma prática, simples e interativa. Na metodologia, os alunos em formato individual ou pequenos grupos deverão identificar e classificar os ossos fornecidos. A atividade começa com uma rápida explicação dos ossos e da nomenclatura deles, diferenciando o esqueleto axial e apendicular, sucedida pelo manuseio dos modelos físicos. Os alunos são então instruídos a reconhecer e classificar os ossos começando pelos ossos do sistema apendicular do esqueleto para depois identificar os ossos do esqueleto axial. Esta abordagem promove a atividade prática e consequentemente leva à aprendizagem ativa. Permitir que os alunos manipulem as peças anatômicas, associando a teoria com a prática, pode ser mais eficaz do que ler livros e olhar figuras. O resultado obtido foi o envolvimento e interesse dos alunos, um melhor conhecimento dos conceitos anatômicos e desenvolvimento de habilidades práticas de observação. A utilização do material físico como apoio é uma forma eficaz de minimizar a retenção da informação. Consequentemente, o método de ensino proposto destaca-se pelo dinamismo e pela abordagem prática para a biologia, envolvendo prática e experiência para melhor compreensão dos conceitos complicados. Este artigo pode ser recomendado para outros educadores pois pode basear-se na experiência de outro professor para fornecer um ensino mais interessante e eficaz.