O Ensino de Ciências tem a responsabilidade de estabelecer ambientes propícios à construção de conhecimento, capacitando os alunos para compreender o mundo em que vivem e desempenhar um papel ativo como cidadãos na sociedade. É necessário que as mais diversas abordagens tragam a atenção dos alunos e a forma de como enxergarem a aula em seu processo metodológico. Partindo desta perspectiva, o Game Based Learning (Aprendizagem baseada em jogos) tem ganhado um destaque nas áreas de ensino e aprendizagem entendendo que a grande maioria dos estudantes têm um maior desempenho na aula quando os professores trazem metodologias diferenciadas para tratar diferentes assuntos, sendo eles da área científica ou outros demais componentes curriculares. Apesar de tópicos relativos à gamificação estarem em alta, também é interessante destacar que uma grande maioria dos professores acabam não tendo acesso a este tipo de conteúdo, sendo pela falta de estrutura nos ambientes de ensino ou por falta de pesquisas na área não chegarem a este público. Neste ponto de vista, o presente trabalho visa fazer um levantamento bibliográfico sobre a forma em que estas diferentes metodologias estão sendo inseridas nos mais diversos espaços de ensino, com a finalidade de compreender como os alunos estão lidando com as diferentes formas de repassar o conteúdo e também a forma que está sendo implicada aos diversos professores no processo de ensino e aprendizagem. Apesar de diferentes implicações, este tipo de metodologia vem ganhando o seu devido espaço, trazendo resultados positivos em sala de aula, além das grandes contribuições ao processo de ensino e aprendizagem.