Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOVENS, EDUCAÇÃO E TRANSIÇÃO PARA A VIDA ADULTA: UMA ANÁLISE DAS EXPECTATIVAS DOS ALUNOS DO EMI DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE – CAMPUS SÃO BENTO DO SUL EM CONTRASTE COM A PROPOSTA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O resumo faz referência a pesquisa em progresso intitulada “Ensino Médio Integrado para que e para quem: perspectivas do aluno ingresso na opção pelo EMI do Campus São Bento do Sul”, realizada no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e que encontra-se em fase de análise de dados. As questões problema da pesquisa são: As projeções futuras dos jovens alunos em termos de educação superior e trabalho se alinham com a filosofia do EMI? Nesse sentido, quais os motivos que os levaram a escolher o EMI do IFC - Campus São Bento do Sul? O referencial teórico da pesquisa descrita contextualiza o EMI na concepção omnilateral, politécnica e integrada e como esses conceitos fundamentam a criação dos Institutos Federais, e aborda a relação dos jovens com a etapa final da educação básica. O objetivo geral da pesquisa é identificar o propósito do aluno para o ensino médio e as perspectivas consideradas na sua opção pelo EMI do IFC Campus São Bento do Sul. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza translacional, de objetivo exploratória, de procedimento técnico pesquisa de campo, com uso do questionário como instrumento de coleta de dados. O público-alvo são os alunos dos cursos do EMI integrado ao técnico do IFC Campus São Bento do Sul. Os principais resultados apurados até o momento demonstram que os alunos visam, principalmente, um ensino médio que os prepare para provas que dão acesso ao ensino superior, como ENEM e vestibulares, na busca por uma continuidade dos estudos. O preparo para uma profissão de nível técnico, característica do ensino médio integrado, assume uma posição secundária dentro das aspirações dos jovens investigados. Entretanto, uma formação técnica abre para melhores oportunidades de trabalho e pode ser a ponte para o ensino superior para os jovens menos privilegiados socioeconomicamente.

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