Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA INVESTIGATIVO NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM AGROPECUÁRIA DO IFC- CAMPUS SANTA ROSA DO SUL: UM VIÉS INTERDISCIPLINAR DO CURRÍCULO BÁSICO E TÉCNICO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação matemática
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111307
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3429
    "inscrito_id" => 10841
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA INVESTIGATIVO NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM AGROPECUÁRIA DO IFC- CAMPUS SANTA ROSA DO SUL: UM VIÉS INTERDISCIPLINAR DO CURRÍCULO BÁSICO E TÉCNICO"
    "resumo" => "Discussões acerca do termo interdisciplinaridade tiveram suas origens entre os anos 60 e 70 no continente europeu, mas foi incorporada aqui no Brasil, nos currículos da Educação Básica, somente em 1998. Pesquisas indicam que o ensino de matemática, com práticas interdisciplinares, auxilia na aprendizagem do aluno ao aliar aplicações cotidianas dos conteúdos abstratos à sua realidade. De acordo com o Projeto Pedagógico de Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal Catarinense, o contexto interdisciplinar visa diminuir a fragmentação e etapismo na segmentação organizacional curricular, ofertando possibilidades de integração entre componentes curriculares afins do ensino básico e técnico. Desse modo, este trabalho teve como objetivo investigar a contribuição interdisciplinar no ensino-aprendizagem de logaritmo, sendo desenvolvida nas turmas dos 10 anos do ensino médio integrado do Curso Técnico Integrado em Agropecuária do IFC- Campus Santa Rosa, em 2022. A pesquisa envolveu os componentes curriculares Química e Matemática e a disciplina técnica Agricultura I, no cálculo de pH dos solos. A metodologia, envolveu além de aulas expositivas e dialogadas, atividades experimentais, coletas a campo, questionário semiestruturado com exercícios de aplicação e perguntas para análise sobre considerações das atividades desenvolvidas. Como considerações finais, ressalta-se a importância da aplicação prática como uma ferramenta eficaz para o ensino-aprendizagem, juntamente com os aspectos motivacionais dos alunos na aquisição de conceitos teóricos; além de facilitar a organização e orientação de estudos, frente à carga horária devido as demandas dos componentes curriculares, que constituem o curso técnico integrado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10841_TB3429_27102024165823.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIANA TEREZINHA SARTORI ZATITI"
    "autor_nome_curto" => "FABIANA"
    "autor_email" => "fabiana.zatiti@ifc.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111307
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3429
    "inscrito_id" => 10841
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA INVESTIGATIVO NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM AGROPECUÁRIA DO IFC- CAMPUS SANTA ROSA DO SUL: UM VIÉS INTERDISCIPLINAR DO CURRÍCULO BÁSICO E TÉCNICO"
    "resumo" => "Discussões acerca do termo interdisciplinaridade tiveram suas origens entre os anos 60 e 70 no continente europeu, mas foi incorporada aqui no Brasil, nos currículos da Educação Básica, somente em 1998. Pesquisas indicam que o ensino de matemática, com práticas interdisciplinares, auxilia na aprendizagem do aluno ao aliar aplicações cotidianas dos conteúdos abstratos à sua realidade. De acordo com o Projeto Pedagógico de Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal Catarinense, o contexto interdisciplinar visa diminuir a fragmentação e etapismo na segmentação organizacional curricular, ofertando possibilidades de integração entre componentes curriculares afins do ensino básico e técnico. Desse modo, este trabalho teve como objetivo investigar a contribuição interdisciplinar no ensino-aprendizagem de logaritmo, sendo desenvolvida nas turmas dos 10 anos do ensino médio integrado do Curso Técnico Integrado em Agropecuária do IFC- Campus Santa Rosa, em 2022. A pesquisa envolveu os componentes curriculares Química e Matemática e a disciplina técnica Agricultura I, no cálculo de pH dos solos. A metodologia, envolveu além de aulas expositivas e dialogadas, atividades experimentais, coletas a campo, questionário semiestruturado com exercícios de aplicação e perguntas para análise sobre considerações das atividades desenvolvidas. Como considerações finais, ressalta-se a importância da aplicação prática como uma ferramenta eficaz para o ensino-aprendizagem, juntamente com os aspectos motivacionais dos alunos na aquisição de conceitos teóricos; além de facilitar a organização e orientação de estudos, frente à carga horária devido as demandas dos componentes curriculares, que constituem o curso técnico integrado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10841_TB3429_27102024165823.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIANA TEREZINHA SARTORI ZATITI"
    "autor_nome_curto" => "FABIANA"
    "autor_email" => "fabiana.zatiti@ifc.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Discussões acerca do termo interdisciplinaridade tiveram suas origens entre os anos 60 e 70 no continente europeu, mas foi incorporada aqui no Brasil, nos currículos da Educação Básica, somente em 1998. Pesquisas indicam que o ensino de matemática, com práticas interdisciplinares, auxilia na aprendizagem do aluno ao aliar aplicações cotidianas dos conteúdos abstratos à sua realidade. De acordo com o Projeto Pedagógico de Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal Catarinense, o contexto interdisciplinar visa diminuir a fragmentação e etapismo na segmentação organizacional curricular, ofertando possibilidades de integração entre componentes curriculares afins do ensino básico e técnico. Desse modo, este trabalho teve como objetivo investigar a contribuição interdisciplinar no ensino-aprendizagem de logaritmo, sendo desenvolvida nas turmas dos 10 anos do ensino médio integrado do Curso Técnico Integrado em Agropecuária do IFC- Campus Santa Rosa, em 2022. A pesquisa envolveu os componentes curriculares Química e Matemática e a disciplina técnica Agricultura I, no cálculo de pH dos solos. A metodologia, envolveu além de aulas expositivas e dialogadas, atividades experimentais, coletas a campo, questionário semiestruturado com exercícios de aplicação e perguntas para análise sobre considerações das atividades desenvolvidas. Como considerações finais, ressalta-se a importância da aplicação prática como uma ferramenta eficaz para o ensino-aprendizagem, juntamente com os aspectos motivacionais dos alunos na aquisição de conceitos teóricos; além de facilitar a organização e orientação de estudos, frente à carga horária devido as demandas dos componentes curriculares, que constituem o curso técnico integrado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.