A obesidade tornou-se uma preocupação global em constante crescimento com taxas de incidência projetadas para aumentar significativamente em todo o mundo até 2035, conforme indicado pelo Atlas Mundial da Obesidade. Estima-se que até um terço das crianças e adolescentes no Brasil enfrentarão o desafio da obesidade nesse período. Embora a má alimentação e a falta de atividade física sejam reconhecidas como fatores determinantes desse problema, evidências emergentes sugerem o possível impacto de substâncias químicas conhecidas como "obesogênicos", chamados de desreguladores endócrinos. Essas substâncias estão presentes em produtos comuns, como plásticos, produtos de higiene pessoal, plantas e alimentos enlatados, o que torna desafiador evitar uma exposição a esses agentes. A exposição contínua a novas informações torna o processo de incorporação de conceitos mais produtivo para os alunos. Assim, uma abordagem em e-book alinhada com as TDIC e a BNCC, não apenas enriquece o processo educacional, mas também está em sintonia com a evolução das formas de aprendizagem e comunicação na sociedade contemporânea. A metodologia empregada nesta pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem de natureza qualitativa com a finalidade de responder a assuntos focados em uma determinada temática, realidade e necessidade que, ao mesmo tempo, não podem ser quantificados. Tendo em vista a necessidade de abordar a falta de informação acerca da obesidade associada ou não aos riscos da exposição aos desreguladores endócrinos, este trabalho elaborou um e-book para ser disponibilizado gratuitamente e utilizado em sala de aula com a finalidade de viabilizar a divulgação científica. Portanto, a criação de uma cartilha/livro digital representa uma abordagem alinhada às transformações nos comportamentos e padrões da população global, impulsionadas pela adoção de novas formas de comunicação e divulgação enfatizando seu potencial como uma contextualização social relevante iniciada já em sala de aula de maneira interdisciplinar e em conjunto com a grade curricular.