IMPRESSÃO 3D E ENSINO DE GENÉTICA ATRAVÉS DE UM JOGO EDUCATIVO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111196 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3262 "inscrito_id" => 10870 "titulo" => "IMPRESSÃO 3D E ENSINO DE GENÉTICA ATRAVÉS DE UM JOGO EDUCATIVO" "resumo" => "Nos últimos anos, o avanço tecnológico tem viabilizado a criação de novos recursos pedagógicos que facilitam o processo de ensino e aprendizagem. A tecnologia de impressão 3D, por exemplo, permite a fabricação de objetos sólidos em camadas a partir de modelos virtuais, apresentando diversas aplicações no ambiente escolar. Esse avanço representa uma solução significativa para a compreensão de estruturas abstratas, beneficiando alunos com dificuldades de aprendizagem, sejam neurotípicos ou neurodiversos. Em um estudo realizado no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira – Cap/UERJ, foi desenvolvido e aplicado um jogo envolvendo conceitos de genética para turmas do 3° ano do ensino médio. Utilizando a tecnologia de impressão 3D, foram produzidos dados com diferentes genótipos, representando características monogênicas de uma espécie fictícia de pássaro. Os alunos receberam uma tabela contendo essas características e os fenótipos correspondentes em homozigose dominante, recessiva ou heterozigose. Além disso, foram criados cenários que atribuíam pontuações às diferentes características, dependendo da situação apresentada. Durante o jogo, os alunos formaram o genoma do pássaro hipotético rolando os dados e registrando os resultados em uma tabela. Em seguida, relacionaram os fenótipos obtidos aos diferentes cenários, avaliando seu impacto na adaptação e na chance de sobrevivência. Ao analisar os dados, os alunos também puderam construir o diagrama de Punnett, explorando as probabilidades de genótipos da próxima geração. Os resultados mostraram que essa abordagem lúdica aumentou a motivação dos alunos para aprender o conteúdo, ao mesmo tempo em que promoveu uma melhor compreensão dos conceitos de probabilidade, alelos e dominância, fundamentais para o estudo da genética. Essa integração bem-sucedida da tecnologia de impressão 3D com a educação evidencia o potencial dessa abordagem para enriquecer o processo de ensino e aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10870_TB3262_20102024192916.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "YASMIN VEIGA DA CUNHA" "autor_nome_curto" => "YASMIN" "autor_email" => "yasminsave@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111196 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3262 "inscrito_id" => 10870 "titulo" => "IMPRESSÃO 3D E ENSINO DE GENÉTICA ATRAVÉS DE UM JOGO EDUCATIVO" "resumo" => "Nos últimos anos, o avanço tecnológico tem viabilizado a criação de novos recursos pedagógicos que facilitam o processo de ensino e aprendizagem. A tecnologia de impressão 3D, por exemplo, permite a fabricação de objetos sólidos em camadas a partir de modelos virtuais, apresentando diversas aplicações no ambiente escolar. Esse avanço representa uma solução significativa para a compreensão de estruturas abstratas, beneficiando alunos com dificuldades de aprendizagem, sejam neurotípicos ou neurodiversos. Em um estudo realizado no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira – Cap/UERJ, foi desenvolvido e aplicado um jogo envolvendo conceitos de genética para turmas do 3° ano do ensino médio. Utilizando a tecnologia de impressão 3D, foram produzidos dados com diferentes genótipos, representando características monogênicas de uma espécie fictícia de pássaro. Os alunos receberam uma tabela contendo essas características e os fenótipos correspondentes em homozigose dominante, recessiva ou heterozigose. Além disso, foram criados cenários que atribuíam pontuações às diferentes características, dependendo da situação apresentada. Durante o jogo, os alunos formaram o genoma do pássaro hipotético rolando os dados e registrando os resultados em uma tabela. Em seguida, relacionaram os fenótipos obtidos aos diferentes cenários, avaliando seu impacto na adaptação e na chance de sobrevivência. Ao analisar os dados, os alunos também puderam construir o diagrama de Punnett, explorando as probabilidades de genótipos da próxima geração. Os resultados mostraram que essa abordagem lúdica aumentou a motivação dos alunos para aprender o conteúdo, ao mesmo tempo em que promoveu uma melhor compreensão dos conceitos de probabilidade, alelos e dominância, fundamentais para o estudo da genética. Essa integração bem-sucedida da tecnologia de impressão 3D com a educação evidencia o potencial dessa abordagem para enriquecer o processo de ensino e aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10870_TB3262_20102024192916.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "YASMIN VEIGA DA CUNHA" "autor_nome_curto" => "YASMIN" "autor_email" => "yasminsave@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }