A valorização dos saberes experiências do ser professor e educador são de suma importância para a reflexão sobre a formação docente, nessa perspectiva este estudo tem como objetivo analisar as vivências de uma professora, educadora, gestora e mãe atípica no contexto da educação inclusiva no ensino básico. A inclusão dentro do ambiente escolar é capaz de promover a valorização e respeito a diversidade, de modo que os alunos venham a compartilhar seus saberes experiências. O percurso metodológico deste estudo foi desenvolvido com uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, os instrumentos utilizados para a realização da coleta de dados foram roteiros semiestruturados para a construção das narrativas com uma educadora, gestora e mãe atípica, que atua na Rede Municipal de Educação de Timon (MA). As análises dos dados se deu pela análise de conteúdo através de categorias de análises visando uma melhor compreensão da professora participante da pesquisa. Assim, foi possível perceber a necessidade de uma formação inicial e continuada que seja desenvolvida com abordagens teóricas e práticas da educação inclusiva no espeço escolar, dado que é de fundamental importância formar professores que conheçam os principais fundamentos da educação inclusiva e ainda metodologias que auxiliem no melhor desenvolvimento da sua prática docente.