Este resumo tem como objetivo relatar a experiência do desenvolvimento do aplicativo mobile Trilhas Ecológicas do Crato (TEC), criado por um grupo de estudantes durante a participação na eletiva de Pensamento Computacional em uma escola de nível médio em Tempo Integral no interior do estado do Ceará. Para a primeira parte do trabalho, foram utilizados importantes mecanismos para estruturação e elaboração do pensamento crítico e criativo, com algumas divisões de conteúdos via PROGRAME_CE, em parceria com a UFC, SEDUC e com IFCE Campus Juazeiro do Norte. O projeto do App, foi o produto final de um trabalho desenvolvido por mais de um ano através da aplicação de três módulos que abordaram linguagem de programação, matemática computacional e, ainda, programação visual e convencional utilizando a linguagem python. O último módulo, abordou uma segmentação sistemática de conteúdos, para que os alunos pudessem realizar o planejamento e estruturar a ideia para aplicar no ambiente de programação. Para tanto, utilizou-se o Design Thinking, mapa conceitual até chegar na prototipação do App Mobile. Este aplicativo foi criado com o intuito de localizar espaços naturais permitindo uma maior interação com o ecossistema local, facilitando visitas em áreas preservadas, podendo estimular o público a caminhar e refletir sobre conservação ambiental. Além disso, O TEC, apresenta um leitor de Qr Code que possibilita a leitura de códigos em espaços históricos dentro da cidade do Crato-CE, buscando informações sobre os monumentos e espaços, estimulando passeios e visitas aos pontos turísticos da cidade, tornando-o ferramenta de acesso à informação, que estimula a busca por conhecimento histórico local. Deste modo, a desmistificação da tecnologia aliado à educação, oportunizou a criação e o desenvolvimento aplicado em áreas chaves na região, educação ambiental e cultura, estimulando a solução de problemas cotidianos de forma dinâmica e interativa, tornando o estudante protagonista de seu aprendizado.