A pesquisa nasce a partir do desejo de percepção de um certo grupo de alunos participantes do núcleo de diagnóstico infantil – NDI, sediado na cidade de Patos – PB. O objetivo é promover a partir da pintura em redes de dormir, a observação do desenvolvimento psicomotor e social das crianças neurotípicas que apresentam algum tipo de distúrbio de aprendizagem como o TDAH (Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade), que necessitam de adaptações para obterem êxito em seus aprendizados. Visto isso, a arteterapia vem com o objetivo promover, compreender, identificar os principais desfechos (resultados) nas mais diversas integrações executadas a partir da oficina, contemplando e dando-se valia seus movimentos, desde o corpo e mente e participação social, tendo também como objetivo a percepção cultural persistente ali. Para a execução da oficina, estiveram participantes os profissionais do núcleo, como materiais de apoio para execução usamos: tintas para pinturas, pincéis dos mais diversos tipos, tecidos brancos, redes sem pinturas. As pinturas foram executadas com grupos de 4 a 5 crianças, o critério de foco foi somente a imaginação, nascendo então diversas formas, formulas que expressaram carinho, afeto, atitudes e uma boa aula de cultura. Foi observado mediante nossa execução da oficina a pontualidade e expressão assertiva e dedicatória dos participantes, levando em consideração as tamanhas metodologias executadas e os desenvolvimentos observados, sejam de empatia com a arte, com o colega, percepção motora em observação as formações das mais diversas pinças para que se fosse feito a execução. O trabalho passa de forma coerente atendendo e deixando a percepção de aprendizado não apenas por uma via educacional, mas também das mais diversas áreas participantes.