Para os educadores a prática pedagógica de ciências deve ser discernida da forma escrita, falada e executada através de relatos científicos dos diversos temas que estão associados com a escolha dos rumos de nossa sociedade, e que são reconhecidos como pontos importantes para a nossa vida. Para o ensino de Química, disseminar o saber científico, as vezes se torna difícil o entendimento do assunto, principlamente, quando não se consegue mostrar a utilidade da química no cotidiano dos discentes. Logo, se faz necessário a diversificação de metodologias apliando as opções dos recursos para o aprofundamento pedagógico e científico, bem como, para o processo avaliativo. O objetivo consiste em Subsidiar e apoiar propostas metodológicas ativas através de materiais alternativos e de baixo custo, como jogos educativos para o processo avaliativo da área da Química , de modo fortalecer os conhecimentos adquiridos, nas escolas do Ensino Fundamental e Médio da cidade de Acopiara-CE. A metodologia consiste na montagem de jogos na área de Química utilizando recursos alternativos, como reciclagem de papel, biscuit, outros. Como resultado, o lúdico “Caça-palavras” foi utilizado como atividade avaliativa para as turmas do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio do IFCE Campus Acopiara, permitindo analisar o envolvimento dos discentes na atividade, levando-os a raciocinar de forma rápida e eficaz, além de permitir uma melhoria na relação interpessoal. Conclui-se que a metodologia utilizada instigou os discentes ao raciocínio lógico e rápido para a resolução da atividade de maneira motivadora e prazerosa, permitindo uma integração social, além de instigá-los ao senso crítico.