Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CAÇA-PALAVRAS: METODOLOGIA ATIVA NA DISCIPLINA DE QUÍMICA COMO FERRAMENTA PARA O PROCESSO AVALIATIVO NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 02 - Didática e currículo
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109404
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 757
    "inscrito_id" => 6715
    "titulo" => "CAÇA-PALAVRAS: METODOLOGIA ATIVA NA DISCIPLINA DE QUÍMICA COMO FERRAMENTA PARA O PROCESSO AVALIATIVO NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO"
    "resumo" => "Para os educadores a prática pedagógica de ciências deve ser discernida da forma escrita, falada e executada através de relatos científicos dos diversos temas que estão associados com a escolha dos rumos de nossa sociedade, e que são reconhecidos como pontos importantes para a nossa vida. Para o ensino de Química, disseminar o saber científico, as vezes se torna difícil o entendimento do assunto, principlamente, quando não se consegue mostrar a utilidade da química no cotidiano dos discentes. Logo, se faz necessário a diversificação de metodologias apliando as opções dos recursos para o aprofundamento pedagógico e científico, bem como, para o processo avaliativo. O objetivo consiste em Subsidiar e apoiar propostas metodológicas ativas através de materiais alternativos e de baixo custo, como jogos educativos para o processo avaliativo da área da Química , de modo fortalecer os conhecimentos adquiridos, nas escolas do Ensino Fundamental e Médio da cidade de Acopiara-CE. A metodologia consiste na montagem de jogos na área de Química utilizando recursos alternativos, como reciclagem de papel, biscuit, outros. Como resultado, o lúdico “Caça-palavras” foi utilizado como atividade avaliativa para as turmas do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio do IFCE Campus Acopiara, permitindo analisar o envolvimento dos discentes na atividade, levando-os a raciocinar de forma rápida e eficaz, além de permitir uma melhoria na relação interpessoal. Conclui-se que a metodologia utilizada instigou os discentes ao raciocínio lógico e rápido para a resolução da atividade de maneira motivadora e prazerosa, permitindo uma integração social, além de instigá-los ao senso crítico."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID6715_TB757_23102024080319.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "STHEFANNE LIMA ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "STHEFANNE"
    "autor_email" => "sthefanne.lima10@aluno.ifce.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109404
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 757
    "inscrito_id" => 6715
    "titulo" => "CAÇA-PALAVRAS: METODOLOGIA ATIVA NA DISCIPLINA DE QUÍMICA COMO FERRAMENTA PARA O PROCESSO AVALIATIVO NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO"
    "resumo" => "Para os educadores a prática pedagógica de ciências deve ser discernida da forma escrita, falada e executada através de relatos científicos dos diversos temas que estão associados com a escolha dos rumos de nossa sociedade, e que são reconhecidos como pontos importantes para a nossa vida. Para o ensino de Química, disseminar o saber científico, as vezes se torna difícil o entendimento do assunto, principlamente, quando não se consegue mostrar a utilidade da química no cotidiano dos discentes. Logo, se faz necessário a diversificação de metodologias apliando as opções dos recursos para o aprofundamento pedagógico e científico, bem como, para o processo avaliativo. O objetivo consiste em Subsidiar e apoiar propostas metodológicas ativas através de materiais alternativos e de baixo custo, como jogos educativos para o processo avaliativo da área da Química , de modo fortalecer os conhecimentos adquiridos, nas escolas do Ensino Fundamental e Médio da cidade de Acopiara-CE. A metodologia consiste na montagem de jogos na área de Química utilizando recursos alternativos, como reciclagem de papel, biscuit, outros. Como resultado, o lúdico “Caça-palavras” foi utilizado como atividade avaliativa para as turmas do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio do IFCE Campus Acopiara, permitindo analisar o envolvimento dos discentes na atividade, levando-os a raciocinar de forma rápida e eficaz, além de permitir uma melhoria na relação interpessoal. Conclui-se que a metodologia utilizada instigou os discentes ao raciocínio lógico e rápido para a resolução da atividade de maneira motivadora e prazerosa, permitindo uma integração social, além de instigá-los ao senso crítico."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID6715_TB757_23102024080319.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "STHEFANNE LIMA ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "STHEFANNE"
    "autor_email" => "sthefanne.lima10@aluno.ifce.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Para os educadores a prática pedagógica de ciências deve ser discernida da forma escrita, falada e executada através de relatos científicos dos diversos temas que estão associados com a escolha dos rumos de nossa sociedade, e que são reconhecidos como pontos importantes para a nossa vida. Para o ensino de Química, disseminar o saber científico, as vezes se torna difícil o entendimento do assunto, principlamente, quando não se consegue mostrar a utilidade da química no cotidiano dos discentes. Logo, se faz necessário a diversificação de metodologias apliando as opções dos recursos para o aprofundamento pedagógico e científico, bem como, para o processo avaliativo. O objetivo consiste em Subsidiar e apoiar propostas metodológicas ativas através de materiais alternativos e de baixo custo, como jogos educativos para o processo avaliativo da área da Química , de modo fortalecer os conhecimentos adquiridos, nas escolas do Ensino Fundamental e Médio da cidade de Acopiara-CE. A metodologia consiste na montagem de jogos na área de Química utilizando recursos alternativos, como reciclagem de papel, biscuit, outros. Como resultado, o lúdico “Caça-palavras” foi utilizado como atividade avaliativa para as turmas do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio do IFCE Campus Acopiara, permitindo analisar o envolvimento dos discentes na atividade, levando-os a raciocinar de forma rápida e eficaz, além de permitir uma melhoria na relação interpessoal. Conclui-se que a metodologia utilizada instigou os discentes ao raciocínio lógico e rápido para a resolução da atividade de maneira motivadora e prazerosa, permitindo uma integração social, além de instigá-los ao senso crítico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.