Este trabalho tem por objetivo fazer uma análise das experiências vividas por educadores do cursinho popular do bairro de Heliópolis – 2ª maior favela periurbana do estado de São Paulo – que se dedicaram a educar estudantes do 9º ano de duas escolas municipais (E.M.E.F. Luiz Gonzaga do Nascimento Jr. e E.M.E.F. Abraão Huck). A proposta do cursinho popular é a busca pela aprovação do vestibulinho ETEC, que conduzirá para melhores experiências educativas no ensino médio para o alunado de Heliópolis, que busca realizar um ensino técnico juntamente com o ensino médio, proporcionando, além de uma maior chance de entrar em universidades públicas, oportunidades de emprego mais bem remunerados para essa população. As análises propostas neste trabalho estão voltadas para experiências vividas dos anos de 2022 a 2024, oriundas de projetos de extensão com bolsa, da Universidade Federal do ABC. Como referencial teórico, este trabalho organiza-se em nomes como Paulo Freire, Maria da Gloria Gohn, António Nóvoa, Miguel Arroyo, entre outros. Para além do tema central da educação, visto que se trata do bairro educador de São Paulo, abordaremos também questões fortes da região, como a luta travada pela UNAS (União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região), a parceria com centros universitários e universidades de renome, o Observatório da região, a Caminhada da Paz e outros temas relevantes, que se associam à questão da identidade e luta do povo de Heliópolis.