Infância é sinônimo de brincar, explorar, descobrir e aprender. Esta fase do desenvolvimento infantil requer muito cuidado, atenção e carinho, por isso, a criança precisa de um ambiente acolhedor, seguro e rico em estímulos para que possa se desenvolver integralmente. Uma forma de criar experiências realmente significativas na Educação Infantil, é através dos Projetos, que devem ser elaborados a partir dos interesses das crianças. O presente estudo resulta de uma vivência pedagógica realizada em um estágio supervisionado em Educação Infantil, do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará - UECE, em que a estagiária, em conjunto com uma colega de curso, desenvolveram um plano de intervenção para uma turma de Infantil V, de um Centro de Educação Infantil (CEI) em Fortaleza-CE. O Projeto intitulado “A arte de imaginar, criar e brincar” tinha o objetivo de despertar a curiosidade das crianças através de atividades lúdicas e prazerosas, envolvendo o tema receita, com o intuito de realizar a construção e a elaboração de uma receita junto com as crianças, permitindo que se expressassem através das múltiplas linguagens e incentivando-as no processo de leitura e escrita. Apoiado nos referenciais teóricos de Barbosa e Horn (2008), Chateau (1987), Hernández (1998), dentre outros, este estudo pretende apresentar o contributo dos projetos pedagógicos para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças, com vista a colaborar para uma formação de cidadãos mais participativos, ativos e reflexivos.