Com problemática centrada no acompanhamento e orientação pedagógica para efetivação da Educação Especial na perspectiva inclusiva de crianças do público-alvo da Educação Especial, esta pesquisa objetivou analisar o impacto do assessoramento pedagógico aos Professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a Professores de Sala Comum de duas escolas municipais de Maranguape-CE. Os objetivos específicos foram: (i) identificar as barreiras pedagógicas para efetivação da Educação Especial no âmbito do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e de Sala de Aula Comum – em turmas de Ensino Fundamental – anos iniciais; e (ii) analisar as intervenções da assessoria pedagógica para o fortalecimento da inclusão escolar do público-alvo da Educação Especial. Este estudo é de cunho qualitativo do tipo estudo de caso realizado em duas Instituições de Ensino Fundamental junto a duas Professoras de Sala de Aula Comum e duas Professoras de AEE. A fundamentação teórica que este artigo adotou ancora-se na concepção de inclusão escolar, prevista na legislação nacional que prevê: acesso, permanência, participação e aprendizagem (Brasil, 2023; 2015), na valorização das habilidades e respeito às diferenças (Mittller, 2000) e no assessoramento pedagógico como ferramenta importante (Azevedo, 2019) no acompanhamento e orientações específicas que colaborem com a Educação Especial na perspectiva inclusiva. Os resultados apontam a necessidade de interlocução entre professores de AEE e Professores de Sala de Aula Comum, elaboração e implementação de recursos no âmbito de Sala de Aula Comum e orientações específicas aos Profissionais de Apoio Funcionais. O assessoramento técnico-pedagógico, após intensificar acompanhamento e orientações específicas aos sujeitos da pesquisa, colaborou com o contexto da execução da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva nas turmas observadas. Assim, considera-se o assessoramento técnico-pedagógico no âmbito da educação inclusiva uma ação eficaz trazendo impactos positivos em relação à inclusão do público-alvo da Educação Especial.