O estudo versa sobre o letramento no contexto da escola pública durante a pandemia. Durante a pandemia de Covid-19, doença infecciosa causada pelo coronavírus, esse processo crucial na vida escolar enfrentou e permanece enfrentando desafios nesta etapa de formação. A pesquisa consiste em identificar como a pandemia da covid-19 impactou o processo de letramento de crianças de uma escola pública municipal de Belém PA. O estudo elegeu a abordagem qualitativa, por meio do relato de experiência que contou com observação participante realizada no estágio supervisionado obrigatório do curso de pedagogia da UFRA, com observação e regência, em uma escola pública municipal. As observações realizadas permitiram identificar que os estudantes possuíam dificuldades no processo de letramento. Entre os elementos que influenciaram tais achados destaca-se que os alunos em tela estudaram um ano e meio de forma remota, realizando exercícios em casa e nem todos tinham acesso ao material, pois não possuíam internet e recursos para a impressão das atividades desenvolvidas pela escola. Apesar das dificuldades enfrentadas, os alunos foram aprovados e o processo de letramento continuou, o que demandará um acompanhamento pedagógico para evitar que estas lacunas prejudiquem a aprendizagem dos discentes. A partir dos dados coletados no estágio, observou-se que as crianças se encontram em uma necessidade de desenvolver o processo alfabético nas fases seguintes da escolarização a fim de atingir o nível de conhecimento adequado a sua faixa etária e série. Desta forma, o período pandêmico da covid- 19 teve repercussões significativas sobre o processo de letramento de estudantes. Por se tratar de uma aprendizagem relevante para a formação cidadã, o letramento deve ser tema de futuras pesquisas explorando suas contribuições para o desenvolvimento integral dos estudantes brasileiros.