Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INTERAÇÃO ENTRE ENSINO MÉDIO E TECNPROFISSIONALIZANTE NA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE CÁCERES, ESTADO DE MATO GROSSO

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

No cenário de desenvolvimento do estado de Mato Grosso, é necessário profissionais capazes de adaptação e o atendimento das demandas, e para oferecer mais oportunidades e melhor qualidade do ensino médio para os jovens, foi realizada entre Secretaria Estadual de Educação-Seduc e a Secretaria de Estado de Ciência Tecnologia e Inovação- Seciteci, a integração do ensino médio com o ensino profissionalizante iniciando em 2024. Este é o estudo de caso da Escola Técnica Estadual de Cáceres/Seciteci, Mato Grosso e suas especificidades. A escola Técnica Estadual de Cáceres foi inaugurada em 2022, com boa localização, tendo os espaços compartilhados através de termo de cessão com a Escola São Luiz/Seduc e a universidade do Estado de Mato Grosso/Unemat, foi iniciado com 2 cursos subsequentes, entretanto em 2023 foi planejado através de um termo a parceria para a integração do ensino médio e do ensino profissionalizantes na modalidade concomitante para 2024, dentro do estudo de vocação da Seciteci para Cáceres foi para a área de saúde sendo assim iniciados, os cursos técnicos em enfermagem e em Análise Clínicas com turmas no matutino e no vespertino, ao total de 160 alunos. As disciplinas profissionalizantes estão com os professores da Seciteci, sendo as demais disciplinas ofertadas pela escola parceira ,que já compartilha o espaço, a parceria com a Unemat que está temporariamente com os laboratórios de enfermagem dentro da estrutura da ETE Cáceres. Assim, é esperado que além da formação de qualidade no ensino médio tenha oportunidades futuras no mercado de trabalho e um incentivo para ingressar em um curso superior.

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