Discussões sobre a natureza como potência na Educação Infantil são fundamentais e devem abranger tanto escolas quanto espaços não-escolares, a fim de que as crianças possam ter experiências significativas desde a mais tenra idade, de modo a despertar nas crianças a curiosidade, imaginação, hipótese e o cuidado com a natureza. Buscou-se mostrar os diálogos e práticas aos docentes da Educação Infantil a partir de recursos presentes na natureza que irão possibilitar o desenvolvimento de habilidades essenciais para a formação integral das crianças. Fundamenta-se em autores que discutem a infância, os recursos presentes na natureza como possibilidade de ensino e os documentos que norteiam a educação, como: Barros (2018), SAE DIGITAL (2022) e Referencial Curricular Amazonense da Educação Infantil (2019). A metodologia foi construída a partir da perspectiva qualitativa apoiada em (CRESWELL, 2010), focalizando no método Fenomenológico, que busca compreender o significado dos fenômenos e como ele é experienciado (BICUDO, 2011). A referida pesquisa foi realizada com um público de 106 professores que atuam na Educação Infantil, dos quais, neste trabalho, consideramos os relatos e experiências de 20 professores que se constituíram os sujeitos da pesquisa. Assim, por meio dos resultados foi possível compreender nos diálogos e práticas a partir de recursos presentes na natureza as possibilidades dos recursos naturais para o desenvolvimento de habilidades essenciais para a formação integral das crianças, como o brincar, manipular, descobrir, estimular o raciocínio crítico e lógico. Destaca-se a importância de levantar discussões acerca dos elementos naturais como algo potente e significativo para a educação.