O Curso de Análise prioriza o movimento de fundamentação objetos matemáticos que já foram estudados anteriormente no processo de formação, nos cursos de Cálculo, sob linguagem lógica e formal, com demonstrações rigorosas dos objetos estudados. Assim, a Análise é, ela mesma, instrumento de validação da Matemática, por produzir métodos e técnicas direcionadas à organização e explicitação bem estruturada de conceitos matemáticos, mais comum em cursos de Bacharelado em Matemática. Tais características de bacharelado da disciplina incitam discussões sobre seu papel e implicações no curso de licenciatura, uma vez que, o objetivo geral das licenciaturas, qual seja é a formação de professores para atuarem nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. Diante disso, especialmente quando se observa a Licenciatura em Matemática, questiona-se a relevâncias de disciplinas consideradas de ampla complexidade, questiona-se se a presença delas na estrutura curricular e, consequentemente, se o estudo das mesmas contribui para a formação do professor e para ao exercício da docência nos níveis de ensino supracitados. Diante disso, a pergunta norteadora desse trabalho foi: De que maneira a Análise Real desempenha um papel para a prática docente no ensino básico? Para tanto, realizou-se inicialmente uma pesquisa documental, direcionando os olhares aos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de Licenciatura e de Bacharelado em Matemática de universidades federais brasileiras. Entende-se que há uma discussão acerca da presença ou não da disciplina Análise Real nos cursos de Licenciatura, embora haja argumentos favoráveis e contrários a sua presença, entendemos a importância dela para a formação de professores. Nesse contexto, torna-se mais importante pensar em como propor o ensino de forma democrática aos alunos, no lugar de propor a exclusão da disciplina de suas grades.