O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre contribuições do Estágio Supervisionado na formação de professores de ciências. O referido estágio foi desenvolvido na escola José Vieira de Melo, localizada na zona rural do município de Buenos Aires, zona da Mata Norte de Pernambuco. Durante a vivência foram realizadas as seguintes etapas: a) observação das aulas; b) caracterização da turma; c) identificação e reflexão da problemática; d) preparação e desenvolvimento da atividade de intervenção. Ao realizar o trabalho foi observado como desafio o excesso de interatividade entre os alunos, que se tornavam dispersos dificultando a internalização de conteúdos relacionados à disciplina de ciências. Nesse sentido, fundamentados nos princípios do ensino por investigação como parte da construção do processo de ensino-aprendizado dos alunos, foi realizada uma intervenção que buscava elucidar conceitos de solução, solubilidade, densidade, por meio do suco de arco-íris, um experimento que serviu de base para a problematização e criação de hipóteses, bem como foram distribuídos materiais de pesquisa contendo as problemáticas que deveriam ser investigadas pelos alunos. Na intervenção, os alunos foram colocados como sujeitos ativos na construção de conhecimentos e se engajaram na resolução do problema apresentado. A partir dessa vivência pode-se ressaltar a importância do estágio desenvolvido na perspectiva da pesquisa, observando, refletindo, intervindo e refletindo. A partir dessa vivência conclui-se que esse parece ser um caminho que contribui para desenvolver a percepção e resolução de problemáticas reais do cotidiano escolar dos futuros professores.