As salas de aula constituem um espaço formado pela pluralidade de ideias e diversidade de alunos, tendo a disciplina de matemática como componente essencial para o desenvolvimento cognitivo e acadêmico desses estudantes. Nesse contexto, o Laboratório de Matemática e Ensino (LME) apresenta-se como um espaço formativo para a adoção de práticas inclusivas e desenvolvimento de metodologias que proporcionem um impulsionar no processo de ensino e aprendizagem da matemática. O LME apresenta ainda uma oportunidade de aperfeiçoamento e criação de materiais didáticos para serem trabalhados com alunos que possuem deficiência visual, tendo em vista que o espaço apresenta potencial inclusivo dado aos recursos pedagógicos que o compõem. Na observância desse cenário, o presente trabalho emerge com vistas a analisar a partir de seu acervo, quais materiais didáticos poderiam ser utilizados no Laboratório de Matemática e Ensino do Instituto Federal do Ceará (IFCE) Campus Canindé, para auxiliar professores do Curso de Licenciatura em Matemática a trabalharem com alunos que possuem deficiência visual. Para responder a questão de pesquisa do presente trabalho, a natureza do estudo é de cunho qualitativo e utilizamos como metodologia a pesquisa-ação. Como resultados iniciais da pesquisa, os jogos que foram selecionados são: o Geoplano, Tangram de madeira, blocos lógicos, sólidos geométricos em acrílico, material dourado, ábaco, jogo da memória em braile e o vértice e conectores, que apresentaram potencial de uso nas aulas de matemática para estudantes com deficiência visual. Aliado à pesquisa-ação, espera se também que esta pesquisa evolua metodologicamente para um estudo bibliográfico, com o intuito de investigar os potenciais uso desses recursos nas salas de aula, por meio da adaptação dos materiais didáticos e a criação de atividades que contribuam para auxiliar os professores no desenvolvimento da aprendizagem matemática dos estudantes com deficiência visual.