O Professor Diretor de Turma (PDT) é um projeto do Estado do Ceará para o acompanhamento escolar dos alunos da rede, visando principalmente os aspectos socioemocionais. Os professores do projeto desempenham a função de gestão de sala de aula para compreender questões relacionadas ao desenvolvimento desses sujeitos. Devido a esse contato mais próximo com os estudantes, são levantadas como problematização aos professores questões em saúde mental. A partir disso, este trabalho tem como objetivo analisar a percepção dos professores diretores de turma relacionadas às temáticas em saúde mental dos escolares. Para isso, foi desenvolvida uma investigação caracterizada como um estudo de caso de natureza qualitativa na Escola Estadual de Educação Profissional Maria Carmem Vieira Moreira com os professores diretores de turma. A entrevista estruturada foi utilizada como instrumento para a coleta de dados. A análise das informações obtidas foi realizada pelo método de Bardin (1977). Os dados apontam que os professores diretores de turma são sujeitos importantes para o enfrentamento dessa realidade no contexto escolar, entretanto diante de uma realidade marcada por fragilidades ao lidar com essas temáticas. Mesmo assim, há o reconhecimento da necessidade do cuidado em saúde mental para o público escolar. Por fim, a qualificação dos professores seria uma estratégia que fomentaria a promoção do cuidado com o bem-estar mental e físico.