Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPLORANDO A ARTE ATRAVÉS DA OBRA ABAPORU DE TARSILA DO AMARAL.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação infantil
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109145
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 408
    "inscrito_id" => 3137
    "titulo" => "EXPLORANDO A ARTE ATRAVÉS DA OBRA ABAPORU DE TARSILA DO AMARAL."
    "resumo" => "Este resumo descreve uma experiência de Arte com as crianças do Infantil III de uma creche em Caucaia, Ceará, no ano de 2023. O objetivo era oferecer uma abordagem lúdica e criativa da obra "Abaporu", de Tarsila do Amaral. No início, foi realizada uma roda de contação de histórias, na qual as crianças ouviram e interagiram com o livro "Tarsilinha e as Cores", aprendendo assim sobre a história da pintora brasileira e suas obras de arte. Isso despertou interesse e curiosidade nas crianças. Em seguida, as crianças foram convidadas a fazer uma pintura utilizando tintas guaches e pincéis, inspiradas pela obra "Abaporu". Cada criança teve total liberdade para explorar suas habilidades artísticas e expressar sua criatividade. Durante o processo de pintura, foram incentivadas a expressar suas percepções e emoções em relação à obra. Essa troca de ideias e diálogo favoreceu o desenvolvimento da linguagem oral e estimulou reflexões sobre formas, cores, a coordenação motora fina e técnicas utilizadas na arte. Além disso, a interação com a obra de Tarsila do Amaral estimulou a imaginação e a criatividade, promovendo o desenvolvimento do pensamento simbólico. A apreciação da obra "Abaporu" também permitiu que as crianças conhecessem mais sobre a cultura brasileira, valorizando a diversidade cultural e a identidade nacional, uma vez que Tarsila do Amaral é uma referência cultural do país. O contato com a obra permitiu que as crianças se reconhecessem como sujeitos culturais e compreendessem a importância da Arte em suas vidas. Concluímos que a experiência com a obra de Tarsila do Amaral proporcionou às crianças a oportunidade de experimentar e vivenciar a Arte, ampliando seu conhecimento cultural e desenvolvendo habilidades artísticas. De maneira lúdica e criativa, elas exploraram a linguagem artística e valorizaram a cultura brasileira, se tornando sujeitos ativos em seu processo de aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID3137_TB408_18042024081506.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CINTIA DA SILVA SOARES"
    "autor_nome_curto" => "CINTIA SOARES"
    "autor_email" => "cintiassoares62@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109145
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 408
    "inscrito_id" => 3137
    "titulo" => "EXPLORANDO A ARTE ATRAVÉS DA OBRA ABAPORU DE TARSILA DO AMARAL."
    "resumo" => "Este resumo descreve uma experiência de Arte com as crianças do Infantil III de uma creche em Caucaia, Ceará, no ano de 2023. O objetivo era oferecer uma abordagem lúdica e criativa da obra "Abaporu", de Tarsila do Amaral. No início, foi realizada uma roda de contação de histórias, na qual as crianças ouviram e interagiram com o livro "Tarsilinha e as Cores", aprendendo assim sobre a história da pintora brasileira e suas obras de arte. Isso despertou interesse e curiosidade nas crianças. Em seguida, as crianças foram convidadas a fazer uma pintura utilizando tintas guaches e pincéis, inspiradas pela obra "Abaporu". Cada criança teve total liberdade para explorar suas habilidades artísticas e expressar sua criatividade. Durante o processo de pintura, foram incentivadas a expressar suas percepções e emoções em relação à obra. Essa troca de ideias e diálogo favoreceu o desenvolvimento da linguagem oral e estimulou reflexões sobre formas, cores, a coordenação motora fina e técnicas utilizadas na arte. Além disso, a interação com a obra de Tarsila do Amaral estimulou a imaginação e a criatividade, promovendo o desenvolvimento do pensamento simbólico. A apreciação da obra "Abaporu" também permitiu que as crianças conhecessem mais sobre a cultura brasileira, valorizando a diversidade cultural e a identidade nacional, uma vez que Tarsila do Amaral é uma referência cultural do país. O contato com a obra permitiu que as crianças se reconhecessem como sujeitos culturais e compreendessem a importância da Arte em suas vidas. Concluímos que a experiência com a obra de Tarsila do Amaral proporcionou às crianças a oportunidade de experimentar e vivenciar a Arte, ampliando seu conhecimento cultural e desenvolvendo habilidades artísticas. De maneira lúdica e criativa, elas exploraram a linguagem artística e valorizaram a cultura brasileira, se tornando sujeitos ativos em seu processo de aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID3137_TB408_18042024081506.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CINTIA DA SILVA SOARES"
    "autor_nome_curto" => "CINTIA SOARES"
    "autor_email" => "cintiassoares62@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este resumo descreve uma experiência de Arte com as crianças do Infantil III de uma creche em Caucaia, Ceará, no ano de 2023. O objetivo era oferecer uma abordagem lúdica e criativa da obra "Abaporu", de Tarsila do Amaral. No início, foi realizada uma roda de contação de histórias, na qual as crianças ouviram e interagiram com o livro "Tarsilinha e as Cores", aprendendo assim sobre a história da pintora brasileira e suas obras de arte. Isso despertou interesse e curiosidade nas crianças. Em seguida, as crianças foram convidadas a fazer uma pintura utilizando tintas guaches e pincéis, inspiradas pela obra "Abaporu". Cada criança teve total liberdade para explorar suas habilidades artísticas e expressar sua criatividade. Durante o processo de pintura, foram incentivadas a expressar suas percepções e emoções em relação à obra. Essa troca de ideias e diálogo favoreceu o desenvolvimento da linguagem oral e estimulou reflexões sobre formas, cores, a coordenação motora fina e técnicas utilizadas na arte. Além disso, a interação com a obra de Tarsila do Amaral estimulou a imaginação e a criatividade, promovendo o desenvolvimento do pensamento simbólico. A apreciação da obra "Abaporu" também permitiu que as crianças conhecessem mais sobre a cultura brasileira, valorizando a diversidade cultural e a identidade nacional, uma vez que Tarsila do Amaral é uma referência cultural do país. O contato com a obra permitiu que as crianças se reconhecessem como sujeitos culturais e compreendessem a importância da Arte em suas vidas. Concluímos que a experiência com a obra de Tarsila do Amaral proporcionou às crianças a oportunidade de experimentar e vivenciar a Arte, ampliando seu conhecimento cultural e desenvolvendo habilidades artísticas. De maneira lúdica e criativa, elas exploraram a linguagem artística e valorizaram a cultura brasileira, se tornando sujeitos ativos em seu processo de aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.