Este resumo descreve uma experiência de Arte com as crianças do Infantil III de uma creche em Caucaia, Ceará, no ano de 2023. O objetivo era oferecer uma abordagem lúdica e criativa da obra "Abaporu", de Tarsila do Amaral. No início, foi realizada uma roda de contação de histórias, na qual as crianças ouviram e interagiram com o livro "Tarsilinha e as Cores", aprendendo assim sobre a história da pintora brasileira e suas obras de arte. Isso despertou interesse e curiosidade nas crianças. Em seguida, as crianças foram convidadas a fazer uma pintura utilizando tintas guaches e pincéis, inspiradas pela obra "Abaporu". Cada criança teve total liberdade para explorar suas habilidades artísticas e expressar sua criatividade. Durante o processo de pintura, foram incentivadas a expressar suas percepções e emoções em relação à obra. Essa troca de ideias e diálogo favoreceu o desenvolvimento da linguagem oral e estimulou reflexões sobre formas, cores, a coordenação motora fina e técnicas utilizadas na arte. Além disso, a interação com a obra de Tarsila do Amaral estimulou a imaginação e a criatividade, promovendo o desenvolvimento do pensamento simbólico. A apreciação da obra "Abaporu" também permitiu que as crianças conhecessem mais sobre a cultura brasileira, valorizando a diversidade cultural e a identidade nacional, uma vez que Tarsila do Amaral é uma referência cultural do país. O contato com a obra permitiu que as crianças se reconhecessem como sujeitos culturais e compreendessem a importância da Arte em suas vidas. Concluímos que a experiência com a obra de Tarsila do Amaral proporcionou às crianças a oportunidade de experimentar e vivenciar a Arte, ampliando seu conhecimento cultural e desenvolvendo habilidades artísticas. De maneira lúdica e criativa, elas exploraram a linguagem artística e valorizaram a cultura brasileira, se tornando sujeitos ativos em seu processo de aprendizagem.